segunda-feira, 30 de maio de 2011

Crearon en Mendoza el primer Planetario para ciegos del mundo

Neste espaço as pessoas com deficiência para descobrir o mundo da astronomia através do som, tato e olfato. Antes de viajar para Buenos Aires será na província até o final de maio.

 Crianças com deficiências auditivas, visuais e motoras participaram da abertura hoje do Planetário primeiro para Cegos, onde ele apela para o toque ea percepção de diferentes sons e cheiros da natureza para descobrir o fantástico mundo da astronomia.




"É uma verdadeira experiência para os sentidos, e você pode tocar o céu com as mãos enquanto ele recebe uma atmosfera especial, com aromas e sons diferentes", descreveu Beatriz García, Doutor em Astronomia e ideólogo deste projecto único no mundo, poderia ser realizado através do Instituto das Tecnologias de detecção e de Astroparticle Mendoza (ITED).
O cientista, orgulhoso de que pessoas com determinadas deficiências podem agora aprender a astronomia por meio de seus próprios sentidos, explique que você pode tocar o céu com as mãos "porque a estrutura é um continente em que estão embutidos nas luzes relevo que representam as estrelas e constelações, dependendo do tamanho e da temperatura. "
"Aqueles que têm boa visão a ver na cor e não a tocar assim que descobrir", acrescentou o pesquisador, que teve a preocupação de dizer às pessoas com deficiência visual ou restrito em que esta baseado na ciência " precisamente os dados só percebemos o universo como ele é leve. "
O primeiro Blind Planetário é chamado depois de "O Universo em seus sentidos" e deliciar-se com um pequeno espaço para cerca de catorze pessoas, a atmosfera de um dia, quando o sol se põe de repente e se ouve o coaxar de sapos e grilos cantando , enquanto que os aromas são percebidos no estrangeiro como uma mistura de flores, jarillas ou relva recém cortada.
O primeiro show de ensino foi apresentado esta manhã na sede da Regional Nacional de Cuyo Comissão de Energia Atômica (CNEA), onde um áudio de voz e textos em Braille descrito como estão as constelações, como é que adquiriram o seu nome no espaço e que relatou o história da Orion e Escorpião.
O astrônomo, também pesquisador do CONICET e da Universidade Tecnológica Nacional lembrou que a idéia deste planeta surgiu há cinco anos, mas só nos últimos dois anos podem começar a se consolidar.
"No ano passado, duas coisas vieram juntas, como consolidou o grupo ITED (que depende do CNEA, CONICET e da Universidade de San Martín de Buenos Aires), e que o dinheiro foi premiado pela Fundação Pierre Auger na Argentina, que previa $ 10.000 ", disse Garcia.
Durante a apresentação de hoje, alunos da Escola Helen Keller em Mendoza Especial maravilhado com a experiência com os seus professores e apenas automaticamente sabia o que fazer eles observavam o céu com as mãos.
O planetário vai ser aberto durante todo o mês de maio e depois será transferido para Buenos Aires para participar da Feira de Ciência e Tecnologia para resolver na Capital Federal.
Planetário para o Cego é baseado no uso da tecnologia LED para tanto a representação de estrelas para a atmosfera e iluminação.
Isto é complementado com um complexo equipamento de som para a audição prejudicada pulverizadores e equipamentos de controle de temperatura para simular as condições de vida noturna, perfeita para um céu estrelado.
Para o desenvolvimento e implementação deste projecto, ITED recebeu o apoio de professores da Faculdade de Educação Especial da Universidade Nacional de Cuyo, especialistas em educação e um grupo de pessoas com deficiência.

Aqueles que desejam conhecê-lo, poderá fazê-lo durante o mês de maio, na sede da CNEA, em Mendoza, e Figueroa Alcorta Azopardo Godoy Cruz, e desloca um pedido (0261) 5243004