terça-feira, 24 de maio de 2011

Seminário A Responsabilidade Ético-Social das Universidades Públicas e a Educação da População Negra

Fonte: Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo 
Seminário discute educação da população negra
A abertura será nesta quarta-feira, às 10h, no auditório 211 do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, no Campus da UFPB em João Pessoa

O Seminário A Responsabilidade Ético-Social das Universidades Públicas e a Educação da População Negra será realizado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) a partir desta quarta-feira (25) e encerrando na sexta-feira (27). O evento, que tem como tema “A (in)visibilidade de negros(as) na produção do conhecimento”  acontecerá nos auditórios dos Centros de Ciências Sociais Aplicadas e de Educação no Campus de João Pessoa.


O seminário que tem como tema “A (in)visibilidade de negros(as) na produção do conhecimento” contará com a presença de pesquisadores (as) de diversas áreas do conhecimento com a finalidade de debater e refletir sobre o tema.
O evento tem como objetivos: disseminar informações e gerar conhecimentos estratégicos para o desenvolvimento de ações que visem reduzir o preconceito, a discriminação racial e o racismo nas universidades públicas. A responsabilidade ético-social na produção de conhecimento é a condição fundamental para a construção de um novo projeto de educação que possibilite a inserção igualitária de negros (as) na pesquisa e o destravamento de um potencial intelectual historicamente interditado ao longo da história.
O seminário começa no dia 25 de maio, às 10h, no auditório 211 do CCSA com a professora Mirian de Albuquerque Aquino do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Informação (NEPIERE). Em seguida às 10h30, a conferência magna “Racismo nas instituições de Ensino”, com a professora Maria Anória de Jesus Oliveira da Universidade Estadual da Bahia (UNEB). Logo após lançamento de livros e Café Étnico.
A programação continua à tarde de 14h às 17h, com mesas redondas enfocando temas como: “Negros, História e Memória” e “Negros, Identidade e Educação” no auditório 211 do CCSA.
As atividades do primeiro dia serão encerradas às 17h, na Praça do CCSA com apresentações culturais
A realização do seminário é da UFPB através do Grupo de Estudos Integrando Competências, Construindo Saberes e Formando Cientistas (GEINCOS) e conta com a colaboração dos Centros de Educação e de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e Núcleo de Estudos e Pesquisas da Informação, Educação e Relações Etnicorraciais (NEPIERE).
As inscrições para o seminário são feitas pela internet acessando a página http://2egeincos.wordpress.com/. Outras informações pelos telefones (83) 3216-7395 ou (83) 3216-7264.