sábado, 24 de setembro de 2011

Boletim da Biblioteca Nacional: Mato Grosso do Sul cria 1º Plano Estadual de Livro e Leitura

Boletim nº 204  FALE CONOSCO OU CADASTRE-SE

 
PNLL
Mato Grosso do Sul cria 1º Plano Estadual de Livro e Leitura
Menos de um mês após a assinatura do decreto que instituiu o Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL), assinado pela presidenta Dilma na Bienal do Livro do Rio, o país acaba de ganhar seu primeiro Plano Estadual do Livro e Leitura. Construído pela Secretaria de Educação e a Fundação Cultural do estado, o PELL número 1 foi lançado, esta semana, em Bonito (MS), pelo governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli. Segundo a secretária-executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Antonieta Cunha, outros Estados estão elaborando seus planos. De acordo com o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, os estados que já tiverem PELL terão prioridade no recebimento de recursos do governo federal.


EXPOSIÇÃO
 BN prepara exposição sobre 500 anos de Vasari
A Biblioteca Nacional está preparando uma grande exposição para homenagear os 500 anos de Giorgio Vasari (1511-1574), o pai do Renascimento. Será uma releitura de sua biografia e de seu legado histórico como escritor, pintor, arquiteto, amigo dos Médicis e incentivador de nomes como Rafael e Michelangelo. A exposição se divide em dois eixos fundamentais, e apresentará obras como o livro Vidas - no original, Vite de' più eccellenti architetti pittori e scultori, de 1568, e um rico acervo iconográfico. A abertura será na segunda quinzena de outubro.

 

Colóquio para debater legado de Vasari começa segunda
Como parte das celebrações do quinto centenário de nascimento de Giorgio Vasari, a Biblioteca Nacional, junto com o Projeto Temático Plus Ultra Fapesp e o VII Encontro Nacional de História da Arte da Unicamp, promove na segunda e terça da próxima semana, no Rio, um colóquio com a presença de especialistas de vários países. Leia mais.


NOVO HORÁRIO
Biblioteca Nacional passa a abrir nos finais de semana
A partir deste final de semana a Biblioteca Nacional passa a abrir nos finais de semana para visitas guiadas. Desde julho, a BN, que já funcionava parcialmente aos sábados, passou a abrir nesses dias para a visita às exposições (Brasil Feminino terminou no domingo). A partir da próxima semana, também as Divisões de Iconografia, Obras Raras, Manuscritos, Cartografia e Música e Arquivo Sonoro terão seu horário de funcionamento ampliado, passando a funcionar de segunda à sexta-feira das 10h às 18h. De janeiro a julho, praticamente dobrou o número de visitantes em comparação com o mesmo período no ano passado.


VISITA ILUSTRE
Ricupero prestigia debates na BN
O embaixador Rubens Ricupero, que já foi ministro da Fazenda, foi uma das personalidades ilustres que visitaram, esta semana, a Biblioteca Nacional. Ricupero participou da série de debates Biblioteca Fazendo História, da Revista de História da Biblioteca Nacional, no Auditório Machado de Assis. Ele falou sobre o tema "Terra nostra: a imigração italiana e suas memórias". Em sua visita à BN, ele encontrou uma comitiva de diplomatas africanos que também faziam o mesmo: uma visita guiada ao prédio centenário da Biblioteca Nacional, no centro dfo Rio.

 
PRESERVAÇÃO
Biblioteca Nacional oferece curso de preservação
Estão abertas as inscrições para o 15º Curso Informativo sobre Preservação de Acervos Bibliográficos e Documentais, da Fundação Biblioteca Nacional. Ao longo do curso, os interessados participarão de palestras técnicas, farão uma visita ao Museu Nacional de Belas Artes e, ainda, terão estudos de casos no Centro de Conservação e Encadernação e no Laboratório de Restauração da BN. O curso será realizado entre os dias 17 e 25/10. As vagas são limitadas. Saiba mais

 
AGENDA CULTURAL
BN discute projetos de leitura nas comunidades do Rio
Na próxima quinta-feira (29/9), a Biblioteca Nacional organiza uma edição voltada exclusivamente para a literatura infantil em seu programa Leitura em Debate. No encontro A Leitura Pode Mudar Sua Vida, a superintendente de Leitura e do Conhecimento da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, Vera Saboya, e Rona Hanning, coordenadora do programa "Ler é Abraçar", falarão sobre os projetos de leitura e literatura nas comunidades do Rio. Saiba mais


POR DENTRO DA BN
Divisão de Música tem 220 mil peças
Você sabia que a Biblioteca Nacional possui o maior acervo de música da América Latina, com aproximadamente 220 mil peças entre CDs, discos de 78 rpm e 33 rpm, fitas cassete e de rolo, com gravações nacionais e estrangeiras de compositores eruditos e populares? O acervo dedica especial atenção à coleção de música brasileira, constituída por obras de grandes compositores como Carlos Gomes, Villa-Lobos, Padre José Maurício, Francisco Mignone, Chiquinha Gonzaga, Sinhô, Donga, Noel Rosa, Pixinguinha, Tom Jobim, entre outros.

 
BIBLIOTECA DEMONSTRATIVA
Projeto Bibliomúsica
A Biblioteca Demonstrativa de Brasília será palco, na segunda-feira (26/09), de mais uma edição do Projeto Bibliomúsica. O show Vozes Brasileiras traz, este mês, o Sopro & Cordas, mais antigo grupo vocal de Brasília. O espetáculo será às 19h30 na Biblioteca (Av. W3 Sul EQ 506/507), com entrada franca. Mais informações pelos telefones: (61) 3443-5682 ou 3244-3015.


 Colóquio Internacional
Georgio Vasari, quinto centenário de nascimento.
Dias 26 e 27/9, a partir das 9h. Auditório Machado de Assis.  Quarta às Quatro
Mauro Ventura fala sobre a crônica de Zuenir Ventura.
5/10, às 16h. Auditório Machado de Assis. Grátis  Mostra: Livros Raros de Biblioteconomia: a memória científica da Biblioteca Nacional
Até 7/10, 10h às 16h. Divisão de Obras Raras. Grátis. Leitura em Debate
A leitura pode mudar a sua vida: projetos de leitura nas comunidades do Rio
29/9, às 16h. Auditório Machado de Assis. Grátis.  Festival de História em Diamantina
08 a 12/10, em Diamantina (MG). Informações em http://www.fhist.com.br/.

Veja nossa agenda completa

 Estado de S. Paulo – Coluna Sonia Racy
Prateleira
O Globo - Revista do Globo É hora de o Brasil pensar nos seus acervos digitais – Entrevista Aquiles Brayner
PARTE 1
PARTE 2

Estado de S. Paulo
Minc cria Plano do Livro e da Leitura
TV Globo - Globo Universidade
Biblioteca Nacional é a maior da América Latina
O Povo
O encantador das palavras
Aletria
Casa da Leitura/PROLER recebe propostas para cursos de formação até o dia 30/09 O Globo – Prosa e Verso
Obstáculos para a difusão da literatura brasileira no exterior

Página Rural
DF: curso sobre obras raras é promovido pela primeira vez na Embrapa
Associação Brasileira de Encadernação e Restauro
Manuscritos da Biblioteca Nacional vão para Pernambuco
Estação das Letras
Rodas de Leitura com Marco Lucchesi
Revista Museu
FBN oferece curso sobre Preservação de Acervos Bibliográficos e Documentais

 Feira do Livro do Seridó - Caicó (RN)
22 a 24/09
Feira do Livro de São Borja - São Borja (RS)
29/09 a 01/10
Feira do Livro de São Gabriel - São Gabriel (RS)
01 a 04/10
Feira do Livro Municipal de Gravataí -Gravataí (RS)
03 a 08/10
Feira do Livro de Montenegro e 4ª Feira do Livro de Vale do Caí - Montenegro (RS)
04 a 08/10  Festival Literário de Londrina - Londrix
20 a 24/09
Feira do Livro do Seridó - Caicó (RN)
22 a 24/09
8ª Bienal Internacional do Livro de Pernambuco - Recife (PE)
23/09 a 02/10
Feira do Livro de São José - São José (SC)
04 a 14/10