domingo, 6 de novembro de 2011

3ª Ação Educativa do Curso de Arquivologia da UEPB


III_Ao_Educativa_-_Cartaz_2edt“Acesso e disseminação: a informação como instrumento de ação”, este é o tema que norteará as atividades da 3ª Ação Educativa do curso de Arquivologia do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba, a ser realizada nos dias 10 e 11 de novembro, durante todo o dia, nas dependências da unidade. A iniciativa é organizada pela turma do 6° período de Arquivologia, sob a coordenação da professora Maria José Cordeiro de Lima, e conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEAC), Casa da Cidadania, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Sebrae e Agência Ensaio. O evento objetiva sensibilizar toda a comunidade sobre o direito à informação, afim de que os diversos sujeitos sociais possam requerer e exercitar o direito à cidadania, transformando a informação em ação.

De acordo com a professora Maria José, a UEPB, enquanto centro de disseminação do conhecimento, tem o papel de se engajar em ações que tragam um enriquecimento não só para os seus alunos como para a sociedade em geral, principalmente no que diz respeito ao Direito à informação como agente propulsor da cidadania.

“Tendo em vista o crescente uso dos meios de comunicação, o direito de acesso à informação é assunto pertinente e relevante para ser trazido à comunidade de uma forma ampla. Pretendemos, dessa forma, abrir as portas da universidade para a sensibilização das pessoas acerca do direito que elas têm de serem informadas, afinal, é a partir destas informações que cada um possui que é possível decidir e agir como verdadeiros cidadãos”, explicou a professora Maria José.

A programação do evento contará com a exibição do filme “A história oficial”, no dia 10, a partir das 15h, no Auditório Pioneiros, seguida de debate e atividades culturais. Às 19h, haverá a mesa de abertura e, em seguida, a palestra “Políticas de Acesso à informação nos Arquivos”, com o professor da UFPB Gustavo Henrique de Araújo Freire. Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Gustavo Freire é professor do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPB, atuando, ainda, no Mestrado Profissional em Gestão de Organizações Aprendentes da referida instituição.

No dia 11 de novembro, das 8 às 10h, será realizado o workshop “Ética e informação arquivística”, com os expositores Geane de Luna Souto e Leandro Ferreira de Lima - ambos da UEPB. No período da tarde haverá o workshop “Os riscos da contaminação no trabalho em arquivos”, tema a ser abordado pelos professores da UEPB Esmeralda Porfírio Sales, Sérgio Romero Xavier e Marília Vital Ribeiro. As duas atividades ocorrerão no Auditório Pioneiros, sendo disponibilizadas 122 vagas em cada horário.

Nos horários das 10 às 12h e das 14 às 16h, serão ofertadas as oficinas “O uso das Redes Sociais para disseminação da informação”, com 32 vagas, a ser ministrada pelo professor da UEPB, Krol Jânio, no Laboratório de Informática do CCBSA e “Técnicas de preservação da informação em diversos suportes”, tema a ser abordado pelo professor da UEPB Eutrópio Bezerra, no Laboratório de Preservação e Conservação de Arquivologia, com 20 vagas.

E ainda “Autocad aplicada a projetos de Arquivos”, para 30 pessoas, no miniauditório, tendo como ministrante um instrutor do Senai, e a oficina “Reciclar”, com 15 vagas, a ser realizada em sala de aula, tendo como expositora a responsável pelo arquivo da Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRRH) da UEPB, Hilza Cavalcante. Para participar tanto dos workshops quanto das oficinas é necessário efetuar a inscrição na Secretaria do curso de Arquivologia.

No dia 11, às 19h, haverá a mesa-redonda “O direito à informação: políticas de acesso”, a ser mediada pelo professor José Washington Medeiros, tendo como expositores o coordenador do Bacharelado em Relações Internacionais da UEPB, Paulo Kuhlmann, que discutirá as “Políticas de informação no cenário internacional”; o professor do curso de Direito da UEPB, Antônio Silveira, que abordará o “Direito na Internet”; o advogado e membro da Comissão do Fórum de Ética e Mídia da Paraíba, representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Alexandre Guedes, que tratará dos “Diretos Humanos e Direito à cidadania” e o jornalista e professor da UEPB, Henrique França, que discutirá o tema “Acesso na sociedade da informação: realidade ou virtualidade”.

Além das atividades acadêmicas, durante toda a tarde do dia 11, os participantes poderão conferir a Mostra fotográfica organizada pela Agência Ensaio e pelos alunos colaboradores do Projeto de Extensão “Fotografia como memória cultural”, que apresentará o resultado da Oficina Percepção do Olhar, realizada em maio deste ano. Além disso, os visitantes podem participar da Feira da Cidadania, atividade aberta e gratuita a toda a comunidade, com a demonstração de serviços do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), SESI e Casa da Cidadania, na quadra e salas de aula do Campus V.

Outras informações podem ser adquiridas pelos telefones (83) 3223-1138/ 3223-6702 e por meio do endereço eletrônico 3acaoeducativa.arq2011@gmail.com.


 Fonte: http://www.uepb.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3974:3o-acao-educativa-do-curso-de-arquivologia-da-universidade-estadual-discutira-direito-a-informacao&catid=177:noticias&Itemid=410