terça-feira, 22 de novembro de 2011

Projeto Mundo da Leitura incentiva prática de ler além dos livros

No Rio Grande do Sul, músicas, desenhos e obras de arte também são 'lidos'

Imagine uma biblioteca onde o silêncio não é obrigatório, onde as crianças podem mexer nas estantes e pegar quantos livros quiser. Esse espaço fica no Rio Grande do Sul, na cidade de Passo Fundo e o projeto se chama Mundo da Leitura. Desde 1997, o projeto Mundo da Leitura funciona como biblioteca comum aberta à comunidade, o anexo faz parte da biblioteca principal da Universidade de Passo Fundo. De acordo com a pedagoga e monitora do Centro de Referência de Literatura e Multimeios (Mundo da Leitura), Eliana Teixeira, além do empréstimo gratuito de livros, é realizado um trabalho de práticas leitoras.




Espaço do Mundo da Leitura (Foto: Divulgação)Em cada atividade, que dura duas horas, a equipe de monitores do Mundo da Leitura escolhe um texto literário para que a leitura seja trabalhada. A partir disso, outros meios, não necessariamente impressos, são buscados de acordo com o tema para trazer uma intertextualidade. “A ideia é ampliar a leitura, para que não fiquem restritos ao texto escrito”, ressalta Eliana. A monitora explica que para complementar a leitura do texto literário, os monitores vão procurar atividades alternativas, como músicas, obras de arte, atividades de informática. Dessa forma, a equipe de monitores formada por professores do curso de Letras e alunos da Universidade de Passo Fundo das áreas de Psicologia, Comunicação, Artes Visuais, Computação, Letras e Educação buscam interpretar o conteúdo desses meios e desenvolver com as crianças e adolescentes a interpretação e a linguagem de cada um.

Eliana afirma que o espaço tem um rico acervo de obras de arte para trabalhar a linguagem da arte visual. “Tentamos trabalhar o pensamento em cima de quadros para que possam ter uma experiência estética com a obra de arte”, pontua a monitora. Para ela, alunos e professores de muitos municípios menores nunca tiveram acesso a uma obra de arte e, logo, cada turma vai aprender de forma diferente até, por exemplo, conseguir identificar elementos próprios de certa obra. “Já introduz um universo maior do que só o texto escrito”, afirma.

Para participar das práticas leitoras, as escolas devem agendar previamente a visita ao Mundo da Leitura. Eliana diz que para serem democráticos, as inscrições para as visitas são abertas duas vezes ao ano, uma no início de março e outra em agosto, já que são muito concorridas. O agendamento pode ser feito por telefone ou pessoalmente, nestas datas, e são gratuitas, porém têm regras: uma mesma escola só pode inscrever até três turmas.


Eliana Teixeira é monitora do projeto
(Foto: Divulgação) Além das atividades dentro da biblioteca, o projeto desenvolve programas específicos de incentivo a leitura. A equipe escolhe uma escola e trabalha junto a ela por um ano, sempre com atividades de interpretação e leitura. Eliana afirma que o incentivo à leitura dentro do espaço do aluno é também importante. “Vamos até a escola fazer as práticas leitoras com os recursos que a escola oferece”, explica.

O projeto também criou o programa de TV, “Mundo da Leitura”, exibido nacionalmente pelo Canal Futura e pelo canal UPF no Rio Grande do Sul. O desenho, de acordo com o projeto, serve de incentivo para o desenvolvimento da criatividade, do raciocínio lógico e, principalmente, para a criação do hábito da leitura entre as crianças.

Eliana diz que é fundamental que a biblioteca seja um espaço de prazer a criança e, no Mundo da Leitura, a função da equipe é mediar a participação dos visitantes com os livros. Para ela, esse é o fator decisivo para que a prática de leitura, que a relação com o livro seja contínua. “Temos crianças que começaram em 1997 e hoje, na universidade, ainda continuam vindo”, ressalta.


Serviço Mundo da Leitura:
Endereço: BR 285, km 171- Bairro São José – Passo Fundo – RS
Campus 1 da Universidade de Passo Fundo – próximo à biblioteca central

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta, de 8h ao meio-dia; das 13h30 às 17h30; e das 18h30 às 22h15.
Sábado, das 8h ao meio-dia; e das 13h30 às 17h30.
Telefone: +55 (54) 3316 - 8148
E-mail: leitura@upf.br

Fonte: http://redeglobo.globo.com/globoeducacao/noticia/2011/11/projeto-mundo-da-leitura-incentiva-pratica-de-ler-alem-dos-livros.html