terça-feira, 29 de novembro de 2011

XIV Seminário Brasileiro de Bibliotecários

Biblioteca Pública dos Barris sediará XIV Seminário Brasileiro de Bibliotecários

http://www.cultura.ba.gov.br/2011/11/25/biblioteca-publica-dos-barris-sediara-xiv-seminario-brasileiro-de-bibliotecarios/

Tradução simultânea de palestras, workshop e exemplos de práticas inéditas da utilização conjunta entre o livro e a internet, o encontro busca desmistificar tabus a respeito da complementação entre as ferramentas educacionais
A Associação Cultural Brasil e Estados Unidos – ACBEU realiza no dia 1º de dezembro, das 8h às 17h30, o XIV Seminário Brasileiro para Bibliotecários de Centros Binacionais, com o tema ‘A Biblioteca e as novas tecnologias’. Feito em parceria com a Fundação Pedro Calmon Secult/BA e a Embaixada dos Estados Unidos, o evento será sediado na Sala Katia Mattoso da Biblioteca Pública do Estado (Barris) e terá a participação de especialistas, bibliotecários e diretores nos ciclos de palestras. O evento é gratuito e aberto.



Segundo a bibliotecária e organizadora do encontro, Denise Reis, o seminário tem como objetivo expor para o público a existência da possibilidade da convergência da internet com os livros e também a importância da prática e incentivo a utilização do livro e dos espaços bibliotecários. “As pessoas acreditam que com a criação da internet, os livros vão acabar. Pensaram desta mesma forma do rádio, com o surgimento da televisão. Pelo contrário, um complementa o outro”, defende a bibliotecária, que compara a segurança do livro frente As incertezas do tablet: “o livro é eterno enquanto durem as árvores e o papel”.
A partir das 8h, haverá o credenciamento e a entrega das pastas e durante todo o dia, a divulgação de dados e intercambio de experiência sobre a melhor prática de tecnologia educativa oferecida por meio de workshop, sessão de posters e apresentações. A abertura do encontro ficará por conta de Carol Bray-Casiano do Centro de Informação e Pesquisa (Information Resource Center – IRC), da Embaixada dos Estados Unidos da América, do superintendente executivo da ACBEU, José Antônio Lago França e a diretora da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Kilma Alves, que falará sobre os avanços tecnológicos da primeira biblioteca pública do Brasil nesses seus duzentos anos de criação.
Ás 15h, vai acontecer a palestra “Propaganda digital: livros eletrônicos e leitores digitais”, com Magia Krause. Às 16h, é a vez da responsável pela editora da Universidade Federal da Bahia – Edufba, Flávia Rosa que falará sobre “Disponibilização de conteúdos através de acesso aberto”. E finalizando o evento haverá AMERICAN CORNER (AC) – com a diretora IRC Almerita Sousa e equipe, logo após entrega do certificado.
SERVIÇOS:
O quê: XIV Seminário Brasileiros para Bibliotecários de Centros Binacionais
Quando: 1º de dezembro, das 8h às 17h30
Onde: auditório da Biblioteca Publica do Estado da Bahia (Barris)
Custo: gratuito / inscrições no local