sábado, 17 de dezembro de 2011

Boletim da Biblioteca Nacional: Fundação Biblioteca Nacional realiza audiência pública sobre editais

Boletim nº216 FALE CONOSCO OU CADASTRE-SE
16 de Dezembro de 2011


BIBLIOTECAS
Fundação Biblioteca Nacional realiza audiência pública sobre editais
Editores, distribuidores e livreiros participaram, nesta sexta-feira (16/12), de audiência pública promovida pela Fundação Biblioteca Nacional para apresentar e esclarecer dúvidas sobre os editais publicados pela instituição para comprar livros para o Programa de Ampliação e Atualização de Acervos das Bibliotecas de Acesso Público. O encontro foi transmitido pelo Instituto Embratel e teve participação de pessoas de todo o país. O presidente da FBN, Galeno Amorim, disse que serão beneficiadas 2.388 bibliotecas. Ele explicou que a ação faz parte da preparação para o lançamento do Programa do Livro Popular, do governo federal, previsto para o início de 2012.

Última semana para registrar livros e pontos de venda
Termina na terça-feira (20/12), o prazo para a inscrição de livros, distribuidoras e pontos de venda interessados em participar do Programa de Ampliação e Atualização de Acervos de Bibliotecas de Acesso Público, da Fundação Biblioteca Nacional. O cadastro pode ser feito no Portal do Livro FBN. Estão previstos investimentos de R$ 37 milhões ainda este ano e no início de 2012. O quarto edital foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira: serão adquiridos um total de 4 mil exemplares para formar uma coleção de 400 títulos sugeridos pelas bibliotecas públicas. Maiores informações pelo e-mail editais2011@bn.br.
LITERATURA
Biblioteca Nacional premia os melhores de 2011
Numa cerimônia bastante concorrida, comandada pelo ator Paulo Betti, foi entregue, na quinta-feira (15/12), o Prêmio Biblioteca Nacional aos vencedores nas oito categorias dessa que é uma das mais prestigiosas competições da literatura brasileira. “Os livros e a literatura são capazes de grandes transformações e revoluções nas vidas das pessoas”, afirmou, na abertura, o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim.  O escritor Alberto Mussa, vencedor na categoria Romance, elogiou as ações da FBN na área e citou como exemplar o Programa de Apoio à Tradução de Autores Brasileiros no Exterior.
MEMÓRIA DO MUNDO
Unesco vê obras da Biblioteca Nacional como Memória do Mundo
A Biblioteca Nacional teve quatro conjuntos documentais registrados no Programa Memória do Mundo, da Unesco, no dia 02/12. O programa reconhece patrimônios documentais de significância internacional, regional e nacional, facilitando sua preservação e acesso. Foram reconhecidas como memória da América Latina e Caribe: a Carta Real de Abertura dos Portos; os documentos da expedição científica do naturalista Alexandre Rodrigues Ferreira; e a coleção de fotografias doadas por Pedro II à Biblioteca (foto). As Matrizes da Gravura da Casa Literária do Arco do Cego foram reconhecidas pelo Programa como memória nacional. Saiba mais
PARCERIA INTERNACIONAL
FBN negocia parceria com a Fundação Bill & Melinda Gates
Entidades da área de biblioteconomia estiveram reunidas na terça-feira (13/12), na Biblioteca Nacional, com representantes da Fundação Bill & Melinda Gates. O interesse da Fundação Gates é investir na formação de pessoal para uso de novas tecnologias, no apoio a projetos que busquem o fortalecimento e a valorização das bibliotecas públicas brasileiras. A Fundação Biblioteca Nacional vem coordenando, por meio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, um grupo de trabalho para apresentar, no início de 2012, propostas à instituição americana.
EXPOSIÇÕES
Exposição 500 Anos de Giorgio Vasari vai até fevereiro
Sucesso de crítica e público, a exposição sobre o arquiteto e pintor italiano Giorgio Vasari, conhecido como o pai do Renascimento, em cartaz na Biblioteca Nacional, foi prorrogada até 16/02. Incentivador de artistas como Michelangelo e amigo da poderosa família dos Médici,  Vasari atendeu a encomendas de príncipes e papas. Em exposição junto com outras 100 peças do acervo da Biblioteca Nacional, seu livro “Vidas dos mais excelentes pintores, escultores e arquitetos” modificou os paradigmas da arte de seu tempo. Entrada franca. Saiba mais
MOSTRA
Biblioteca Nacional inaugura Mostra "Bíblias do Mundo"
A Divisão de Obras Raras da Biblioteca Nacional inaugurou, esta semana, a mostra Bíblias do Mundo - Testemunhos de Arte e Fé. O trabalho reúne vários exemplares que mostram a metamorfose da bíblia ao longo dos séculos. A entrada é gratuita. Até 31/01.
CONVÊNIOS
Biblioteca Nacional, Ibram e Arquivo Nacional firmam acordo
A Fundação Biblioteca Nacional, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e o Arquivo Nacional assinam na próxima quarta-feira (21/12) um acordo de cooperação técnica para a preservação, valorização e divulgação do patrimônio documental arquivístico, bibliográfico e museológico do país. O acordo, que vai promover o Programa de Integração de Instituições de Memória Social, será assinado no Gabinete da Biblioteca Nacional, às 11h.
POR DENTRO DA BN

Em 1929, surgia em Campinas (SP) a revista Andorinha, dedicada ao público feminino. Aparentemente, a publicação, que trazia em suas páginas poemas de Fagundes Varela e Olegário Mariano, teve apenas um número em circulação. Um exemplar da revista encontra-se na Biblioteca Nacional, e está disponível para download, no projeto Periódicos & Literatura, desenvolvido por diversos pesquisadores. Andorinha trazia a promessa de "bellas paginas, cheias de espírito, cheias de sol, paginas onde encontrareis, lindas e gentis leitoras, uns momentos de alegria de san e communicativa alegria". Divirta-se e boa leitura!


Exposição - Giorgio Vasari: a invenção do artista moderno
Até 16/02, Terça a sexta, 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, 12h às 17h.
Entrada franca.
Mostra - Babel em tinta e papel: periódicos de comunidades estrangeiras no acervo da BN
Segunda a sexta, 9h às 20h; sábados, domingos e feriados, 12h às 17h. 2º andar.
Entrada franca.
Mostra - Manuel Antonio de Almeida
Seg a sexta, das 9h às 20h. Sábados das 10h às 17h. Domingos das 12h às 17h. Até 30/12.
Entrada franca.
Mostra: Bíblias do Mundo
Segunda a sexta, 10h às 16h. Divisão de Obras Raras.
Entrada franca.
Mostra - A arte em capa - 80 anos da Livraria José Olympio
Seg a Sex das 10h às 18h. Sábados e domingos das 12h às 17h. Até 31/01.
Entrada franca.
Natal com Leituras
16 a 18/12
Entrada franca.


Veja nossa agenda completa


TV Globo – Bom dia Rio
Biblioteca Nacional tem programação especial para o Natal
Folha de S. Paulo
Padre Daniel, 95, devolve poesia ao mundo


O Globo
Poeta estreante de 95 anos leva prêmio
Folha de São Paulo
Mussa vence prêmio da Biblioteca Nacional
Veja Rio
6ª edição do Natal com Leituras – um presente para os cariocas
Gazeta do povo
Biblioteca Nacional anuncia ganhadores
Zero hora
Charles Kiefer e Moacyr Scliar levam prêmios da Fundação Biblioteca Nacional

Jornal do Commercio - Coluna Marcia Peltier
Frei Betto esteve na Biblioteca Nacional para fazer uma doação
Jornal do Commercio - Coluna Marcia Peltier
Ana Maria Machado abre a programação do Natal com Leituras na Biblioteca Nacional
Destak
O mais novo antigo poeta do Brasil
G1
Governo quer implantar bibliotecas em todas as cidades do país até 2020
Publishnews
Jaguar fala sobre Sérgio Porto na BN
Inteligemcia
Biblioteca Nacional divulga resultado do Prêmio Literário 2011


Já estão abertas as inscrições para o Calendário 2012 do Circuito de Feiras. Preencha os dados presentes na ficha de inscrição e envie para o e-mail: circuitodefeirasdelivro@bn.br.
O Circuito Nacional de Feiras de Livros é um calendário das feiras de livros realizadas anualmente no País. São eventos para promover os livros, a literatura e a leitura organizados por governos estaduais, prefeituras, entidades de editores e livreiros, ONGs, empresas, escolas e outros parceiros.
O calendário das feiras é sistematizado pela Fundação Biblioteca Nacional, por meio de sua Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, em parceria com a Câmara Brasileira do Livro (CBL).