quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Paraná lança Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares

Publication: Agência Estadual de Notícias PR
Provider: Agencia Estadual de Noticias do Paraná
December 6, 2011 (15:10)
A Secretaria da Educação lançou nesta terça-feira (6) o Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares. Neste início de atividades, o sistema foi implantado em 32 escolas dos municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano do Estado. Para ampliar o alcance da iniciativa, a secretaria selecionou uma escola de cada um dos 32 Núcleos Regionais de Educação. A proposta é expandir o projeto, gradativamente, para todo o Paraná.


As bibliotecas informatizadas permitem que estudantes, professores, funcionários e pais de alunos consultem o acervo literário disponível. "O Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares faz parte do Plano de Metas da secretaria. As escolas que abrigam as bibliotecas serão uma referência positiva para a comunidade local", disse a superintendente da Educação, Meroujy Cavet.

De acordo com a diretora de Legislação Escolar, Cibele Lacerda, a criação do Sistema de Bibliotecas Escolares tem como objetivo resgatar a importância do livro e promover o gosto pela leitura não apenas nos estudantes, mas em toda a comunidade escolar. "As bibliotecas devem ser espaços de socialização de conhecimento, de cultura e de aproximação da escola com a comunidade", explicou.

O sistema de empréstimo de livros do acervo do sistema será digital e acessível a toda a comunidade. "Este é o primeiro sistema estadual de bibliotecas escolares integrado do País. É a concretização de uma proposta de campanha feita pelo governador Beto Richa", afirmou Cibele.

PONTO DE CULTURA - O distrito de Tagaçaba, no município de Guaraqueçaba, no Litoral, recebeu uma das unidades do Sistema Estadual de Bibliotecas. "A biblioteca vai ampliar o acesso aos livros e será um ponto de cultura para os moradores", avaliou o diretor de escola, Claudemir Lopes.

Para Manuela Strauss Barbosa, de 10 anos, aluna da 5ª série do Colégio Estadual Tagaçaba, a rede vai ajudar os estudantes a realizar as pesquisas escolares. Márcia Ferreira Dias, aluna do 2º ano do ensino médio, diz que a qualidade do ensino vai melhorar com a rede de bibliotecas. "Será mais um incentivo para o aluno pesquisar e ler diversos livros", disse.

CAPACITAÇÃO - A
secretaria já havia realizado a primeira capacitação direcionada a agentes bibliotecários. Os profissionais vão atuar na primeira experiência para a integração de bibliotecas escolares na rede estadual de educação básica do Paraná.