terça-feira, 31 de maio de 2011

Fórum Permanente - museus de arte - entre o público e o privado

Fórum Permanente; museus de arte: entre o público e o privado
Nos dias 06, 07 e 08 de junho de 2011 acontece no Memorial da América Latina
(Auditório Simon Bolívar) o III Encontro Paulista de Museus. O Encontro busca
debater aspectos da gestão e da política das instituições museológicas brasileiras,
bem como ampliar a rede de interlocução e de colaboração dos museus paulistas.
O título deste 3º Encontro Paulista de Museus é “Articulando Territórios”,
apresentando os museus como equipamentos culturais que, na articulação entre
preservação do patrimônio, difusão e pesquisa, são capazes de atuar no incremento
do desenvolvimento regional. Leia mais...
Fórum Permanente; museus de arte: entre o público e o privado


Pinacoteca do Estado convida para palestra sobre o ABCD


Seminário Ética e Informação

Seminário Ética e Informação.jpg

REVISTA ENCONTROS BIBLI



Comunicado aos pesquisadores da CI

A Revista Encontros Bibli publicará no primeiro semestre de 2012 número especial relativo a “A Cognição em Ciência da Informação: relação entre Psicologia Cognitiva, Cognição, Ciência da Informação. Paradigma Cognitivo na CI”.
A ciência da informação, assim como os demais campos do conhecimento, precisa incorporar aos processos de formação novas abordagens que permitam o aprimoramento do diálogo entre os sujeitos que interagem com os sistemas de informação, principalmente no que diz respeito aos profissionais da informação e os usuários. Seu objetivo principal é incentivar estudos que promovam conexões entre os sistemas de informação e sujeitos na busca da informação. Para efetuar essa função, a ciência da informação dialoga necessariamente com as áreas do conhecimento que visam a estudos relativos à comunicação humana de modo geral, especificamente organização, representação e uso da informação.
Assim, a Revista Encontros Bibli pretende, com o número especial, mostrar a produção científica que contemple a interrelação entre Cognição e Ciência da Informação. Além disso, busca-se também incentivar um maior número de estudos que contemplem o conjunto de conhecimentos e seus avanços.
As contribuições serão recebidas no período de 01 Setembro a 15 de Dezembro 2011 e deverão ser enviadas para os e-mails abaixo.
Aguardamos a sua colaboração para o avanço da CI.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Concurso professor Biblioteconomia

2 vagas para Assistente Assistente 40h DE
vejam EDITAL Nº 003/PROAD/SGP/2011

Google abre inscrições para estágios no Brasil

RIO - O Google recebe até 8 de junho inscrições para seu programa de estágio. São 24 vagas para universitários das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e setores técnicos. As inscrições devem ser feitas no site da Cia de Talentos .
Em seu anúncio, a empresa diz procurar por jovens que amem inovação, tenham excelente desempenho acadêmico, grande capacidade analítica, habilidade em focar em resultados e que amem seu trabalho.
Os estudantes devem estar matriculados em uma graduação (curso com duração de 4 ou 5 anos, ou seja, cursos tecnológicos não servem), ter inglês fluente e com data de conclusão de curso prevista para dezembro de 2011.
O estágio inclui salário acima da média de mercado, seguros de saúde e vida, auxílio-transporte e alimentação de graça na empresa.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2011/05/30/google-abre-inscricoes-para-seu-primeiro-programa-de-estagio-no-brasil-924560721.asp#ixzz1NtNtBR00

VAGA URGENTE - BIBLIOTECÁRIA (O)

A UNIFIA está selecionando com certa urgência um profissional Bibliotecário.
Preferencialmente que resida ou possa vir a residir na região de Amparo e que tenha experiência em Biblioteca Universitária.

Informações Gerais:

Período de Trabalho: Tarde-Noite
Salário: por volta de R$ 1.780,00
Mais beneficios.

Encaminhar curriculo se realmente houver interesse

e-mail: http://br.mc394.mail.yahoo.com/mc/compose?to=rh%40unifia.edu.br

A/C de Carmen

Crearon en Mendoza el primer Planetario para ciegos del mundo

Neste espaço as pessoas com deficiência para descobrir o mundo da astronomia através do som, tato e olfato. Antes de viajar para Buenos Aires será na província até o final de maio.

 Crianças com deficiências auditivas, visuais e motoras participaram da abertura hoje do Planetário primeiro para Cegos, onde ele apela para o toque ea percepção de diferentes sons e cheiros da natureza para descobrir o fantástico mundo da astronomia.



Bibliotecário na TVJustica

A TV Justiça realizou um documentário sobre a profissão de
bibliotecário. Será veiculado na próxima segunda-feira, 30 de maio -
no programa Espaço Documentário - Bibliotecários às 21h, na TV
Justiça.
Mais informações no link abaixo
http://www.tvjustica.jus.br/programas.php?id_programas=139

Biblioteca Nacional sofre com furtos...

Biblioteca Nacional sofre com furtos de importantes obras de seu acervo e compra de material superfaturado

RIO - Algumas gerações de brasileiros, que por mais de 50 anos cresceram lendo a principal revista infantil do país na primeira metade do século XX, podem se considerar órfãs. As duas primeiras edições do almanaque "O Tico-Tico" - a primeira revista em quadrinhos do Brasil -, publicadas em 1905, foram furtadas da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), no Rio. O crime ocorreu há cerca de um ano, depois de a instituição receber um investimento milionário em segurança, e nunca veio a público. A direção da biblioteca diz não se manifestar sobre o assunto por recomendação da Polícia Federal, para não interferir nas investigações. Até hoje, as revistas, extremamente raras e consideradas uma das preciosidades do acervo da FBN, não foram recuperadas.

FUNESC: 110 ANOS DE VIDA DO IMORTAL ZÉ LINS DO REGO

FUNESC abre Semana Cultural José Lins do Rêgo nesta terça, 31 DE MAIO DE 2011.
Em 3 de junho de 1901 nascia, na cidade paraibana de Pilar, José Lins do Rêgo. Aquele que hoje é reconhecido como um dos ícones da literatura brasileira. Imortalizado por obras como “Fogo Morto”, é reverenciado como o mestre do romance regionalista. Para lembrar os 110 anos do nascimento do eterno “Menino de Engenho”, a Fundação Espaço Cultural José Lins do Rêgo realiza, de 31 de maio a 4 de junho, a Semana Cultural em homenagem ao seu patrono. A abertura acontece nesta terça (31), às 19h, na Praça do Povo.
Durante a solenidade de abertura, a presidente da FUNESC, Lu Maia, lançará o “Prêmio José Lins do Rêgo”, que marcará o resgate das Edições FUNESC com a criação de selos editoriais com marca de obras de José Lins do Rêgo. Na ocasião, ela fará o anúncio oficial do regulamento de escritores e poetas no concurso. A realização é uma parceria com a União Superintendência de Imprensa e Editora.

domingo, 29 de maio de 2011

Vídeo sobre Ergonomia

video

As Bibliotecas da USP e... A INCLUSÃO E A RESPONSABILIDADE SOCIAL


Inscrições: http://bit.ly/sibiusp052011

Data: 30.maio.2011
 Horário: 9h
 Local: Auditório BM&F do Depto de Economia, Administração e Sociologia
 Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - ESALQ/USP
 Av. Pádua Dias, 11 - Vila Independência - Piracicaba/SP
 Transmissão Online via IPTV: http://www.emm.usp.br/esalq/

Participações:

• Isaque Vacari - Embrapa Informática Agropecuária, Maria Goretti Gurgel Praxedes - Embrapa Informática Agropecuária, Marcos Cezar Visoli - Embrapa Informática Agropecuária, e Victor Paulo Marques Simão Embrapa Meio Ambiente
 • Valéria dos Santos Gouveia Martins - Sistema de Bibliotecas da UNICAMP
 • Elisa Campos Machado - Departamento de Estudos e Processos Biblioteconômicos da UNIRIO


Controle bibliográfico - Transição gradual - Library of Congress


Library of Congress May Begin Transitioning Away from MARChttp://www.libraryjournal.com/lj/home/890784-264/library_of_congress_may_begin.html.csp

By Michael Kelley May 26, 2011
The Library of Congress has announced that it is going to undertake a major reevaluation of bibliographic control in a move that could lead to a gradual transition away from the 40-year-old MARC 21 standard in which billions of metadata records are presently encoded.
"It's a ten," said Sally McCallum without hesitation when asked to rank the project's scope and importance on a scale of one to ten. McCallum is chief of the Network Development and MARC Standards Office at LOC.
The goal of the Bibliographic Framework Transition Initiative is to determine "what is needed to transform our digital framework" in the light of technological changes and budgetary constraints, said Deanna B. Marcum, the library's Associate Librarian for Library Services, who will lead the initiative. "It's very important that we find a way to link library resources to the whole world of information resources not focusing exclusively on bibliographic information," she said.
By rethinking MARC, which has supported resource sharing and cataloging cost savings for many years and is the predominant standard for the representation and communication of bibliographic and related information in machine-readable form, Marcum said that the LOC hopes to determine whether the standard can "evolve to do all the things we'd like it to do, or do we need to replace it" with something more compatible with the Internet world.

sábado, 28 de maio de 2011

Blog da Poeta Nelcimá

Visitem e acessem o Blog: http://ncordel.blogspot.com/

DIMAS, O BOM LADRÃO, NA LITERATURA DE CORDEL

 

DIMAS, O BOM LADRÃO
na Literatura de Cordel
O Evangelho fala pouco deste Santo. Nem mesmo o nome, os evangelistas fixaram. O que sabemos foi trazido pela tradição que são os nomes: Dimas, o Bom Ladrão e Simas, o mau ladrão. Sem dúvida alguma, se trata de um santo original, único, privilegiado, que mereceu a honra de ser canonizado em vida por Jesus Cristo, na hora solene de nossa Redenção.

Doação de Livros

A Biblioteca da SPM possui obras para doação.

Temos 37 exemplares para doação da obra:
Porto Alegre. Secretaria do Planejamento Municipal. Grupo de Planejamento do Parque Estadual Delta do Jacuí. Parque Estadual Delta do Jacuí: plano básico. Porto Alegre: PLANDEL, 1979. 88 p., il. (Planejamento municipal, 3).

Possuímos, ainda, 1 exemplar de cada obra abaixo:
FERIANOS, Eduardo Emílio. Almanaque Kur’yt’yba. Curitiba: Univer Cidade, 2002. 160 p., il. [sobre história de Curitiba]
BULHÕES, M. A.; KERN, M. L. B. A Semana de 22 e a emergência da modernidade no Brasil. Porto Alegre: Secretaria Municipal de Cultura, 1922. 61 p.
RIO DE JANEIRO. Prefeitura Municipal. [Mapas da cidade do Rio de Janeiro]. Rio de Janeiro: IPLANRIO, 1993. Mapas (parte de Anuário estatístico da cidade do Rio de Janeiro).
AS TESTEMUNHAS de Jeová resistem ao ataque nazista. 1997. Documento multimídia: 1 fita de vídeo, 28 min; 7 folhetos; 1 Guia de estudo do documentário em vídeo.

Interessados podem contatar-me por telefone ou diretamente na Biblioteca da SPM, na Borges de Medeiros, 2244, 6º andar. Telefone 3289-8612. Horário: 9h às 11h45min e 13h45min às 17h30min.

Como temos urgência em liberar espaço, as obras serão doadas preferencialmente a quem primeiro vier retirá-las na Biblioteca.

Exposição Recortes da Escravidão

A Biblioteca Poetisa Alice de Toledo que funciona na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (MTE/PB) (Praça Venâncio Neiva, 11, 3º andar, João Pessoa), organizou uma exposição intitulada Recortes da Escravidão em homenagem ao dia 13 de maio, data que marca a Abolição da Escravatura no Brasil pela assinatura da Lei Áurea.

A exposição acontece até o dia 31/05 das 13 às 17:00 horas.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Ao vivo conferência do CROSSREF e DOI

Live from Florianópolis:Crossref for Brazilian journals http://tvled.egc.ufsc.br/aovivo/
hoje o dia todo

Gestão em Organizações Aprendentes - Mestrado Profissional

2011-05-25 - 11:22:10
Fonte: Agência de Notícias da UFPB - Fernando Caldeira
Gestão em Organizações Aprendentes faz seleção
As inscrições para esse Mestrado serão realizadas de 30 deste mês a 27 de junho,
na Secretaria do curso, Centro de Educação, Campus I
Já estão definidas as regras e o calendário para a seleção da 2ª turma do Mestrado Profissional
 – Gestão em Organizações Aprendentes dos Centros de Educação e de Ciências Sociais
Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba (MPGOA/CE-CCSA/UFPB). No total serão
 oferecidas 27 vagas.

 

III Semana de Ciência da Informação: Informação, Educação e Trabalho

Diretório Acadêmico Lidia de Queiroz Sambaquy realiza III Semana de Ciência da Informação
O Diretório Acadêmico da Escola de Ciência da Informação da UFMG promove, do dia 06 a 08 de junho, a III Semana de Ciência da Informação com o tema "Informação Educação e Trabalho".
O evento tem o objetivo de proporcionar um espaço para o debate sobre os rumos da Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia e Ciência da Informação aos estudantes e profissionais das áreas.
O tema escolhido, Informação, Educação e Trabalho, tem o intuito de promover uma discussão sobre a importância das dimensões acadêmica e profissional na formação dos alunos de graduação dos cursos de Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia, e na atuação dos profissionais dessas mesmas áreas, embasados nas discussões e produção teórica do Grupo de Trabalho 6 – Informação, Educação e Trabalho da Associação Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação – Ancib.
Para a abordagem do tema serão realizadas palestras e mesas redondas, participarão da III Semana docentes da Escola de Ciência da Informação, da Universidade de São Paulo (USP), da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), representantes das entidades de classe das três áreas, da Superintendência de Bibliotecas Públicas do Estado de Minas Gerais, Arquivo Público Mineiro, Departamento de Coordenação de Bibliotecas e Promoção da Leitura, Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte, Museu Histórico Abílio Barreto, além de profissionais da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais e CEMIG.

Direito Autoral

Você já pensou em registrar seu texto? Fazendo isso, você protege sua obra intelectual, em tempos difíceis, de plágio e pirataria.
Agora, você pode registrar seu texto com muito mais facilidade e comodidade. E mais: de graça! Clique aqui e saiba como funciona.
 

A importância do Cordel na sala de aula

Veículo de fabuloso fomento à identidade regional, o cordel tem nas camadas populares seus mais constantes e fiéis consumidores, sendo através dos tempos valorizado e cultuado como a verdadeira e autêntica literatura nordestina, o livro de bolso do povo da região.
 
VER MATÉRIA COMPLETA AQUI   http://www.acordacordel.blogspot.com/

PARA ENTENDER A CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - LIVRO

A informação esteve cativa em universos simbólicos divinos por longos anos. Entre alforrias e prisões chegou até a época da Internet onde grande parte dos textos é liberado, completo, em sua linguagem natural.
Mas muitos insistem em continuar operando por uma sublime recapitulação do passado. A área de Ciência da Informação se reconstrói ao sabor das inovações na tecnologia; é preferível sempre lidar com a sua historiografia que com sua epistemologia. Assim, contar a história de como se atuava no passado é didático e fundamental para o entendimento da evolução das práticas da área e para a formação dos seus profissionais.
Os artigos aqui apresentados contribuem para estimular o debate crítico necessário no campo da Ciência da Informação, além de levantar questões instigantes para a promoção de novos debates e reflexões, tanto na prática como na teoria. Divide-se me três partes: a primeira focaliza a história e as teorias da Ciência da Informação; a segunda trata da organização do conhecimento e sua relação com a informação e a última discute sobre a prática social da Ciência da Informação. Aborda também os processos de produção, tratamento e disseminação da informação.


Para entender a ciência da informação - free -
 

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Base de dados especializada em Ciência da Informação


O Holmes é o produto de um projeto que visa indexar os periódicos de Ciência da Informação, Arquivologia, Biblioteconomia e áreas correlatas.
O sistema foi criado e implantado pela Profa. Dra. Nanci Oddone (ICI/UFBA) e Ricardo Sodré Andrade(ICI/UFBA), no âmbito do Grupo de Estudos em Políticas de Documentação e Informação, utilizando o software PKP OAI Harvester, do Public Knowledge Project, The University of British Columbia.

QUANDO VOCÊ PESQUISA, TEM ACESSO AO CONTEÚDO DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS.
Segue o link:

 

92ª CASA DO SABER - Biblioteca Monteiro Lobato

Carmen Ganzelevitch Gramacho
Coordenadora Geral
Bibliotecas Casa do Saber
http://www.gasol.com.br/

SEERNEWS Inscrições para o segundo SEERAD

O IBICT anuncia o próximo treinamento do SEER a distância. O curso tem duração de 30 dias (do dia 30 maio a 28 de junho). São 10 módulos (2 horas por módulo) e serão oferecidas 30 vagas. A participação dos inscritos será avaliada já a partir do terceiro módulo.
As inscrições abrem nesta quarta feira dia 25, quando estará disponível o formulário on-line no portal do SEER, no link de Treinamentos Futuros. Esse formulário deverá ser usado para o envio do documento oficial da revista solicitando a inscrição dos alunos (um por instituição).

Veja a política do curso no link:

Observe o envio do PDF sem acentos no nome do arquivo. 
Equipe SEERAD

CANTO À FORTALEZA - Guaipuan Vieira

Cidade dos verdes mares,
É Fortaleza querida,
Loura do sol desposada
De corpo e alma despida;
Que desnuda sua beleza,
Renascendo nova vida.

Esplêndida e majestosa,
Traduz arte com grandeza,
Entre o abstrato e o concreto,
É um acervo de riqueza
Faz a retina do tempo
Enaltecer Fortaleza.

Suas praias têm ondas brandas
Que os deuses vão se entretendo,
E o sol as faz coriscantes,
Tal qual um véu se estendendo.
São poemas sobre as ondas,
Que a natureza vai lendo.

Berço sol, luz do porvir,
Que acalanta gerações,
Esta é nossa Fortaleza
Sempre aspirando emoções,
Dama de véu encantada
Nos poemas e canções
. (Guaipuan Vieira-1987)



Veja: http://www.cecordel.com/   em INFORMATIVO

UNESP disponibiliza livros em formato digital

O sítio Cultura Acadêmica, www.culturaacademica.com.br, passou a disponibilizar 44 livros publicado pela Editora da Universidade Estadual Paulista UNESP), em formatos digitais para download gratuito.

Acesse:
www.culturaacademica.com.br

terça-feira, 24 de maio de 2011

Hoje é dia de "Contos, Crônicas e Cordéis"



Marcos Mairton publicou mais uma crônica na coluna "Contos, crônicas e cordéis", no "Jornal da Besta Fubana".

O título da crônica é "Papelão", e começa assim:

Era uma casinha tão pequena que ficava difícil imaginar alguém morando nela. Colada a outra um pouco maior, como se tivesse brotado daquela parede, tinha uma só porta e nenhuma janela. Os tijolos ficavam expostos, devido à ausência de reboco. Na calçada estreita amontoavam-se pedaços de madeira, alguns fios de arame farpado cobertos de ferrugem e latas de refrigerante vazias e amassadas. Era a última casa do quarteirão, mas entre ela e a esquina havia um terreno baldio. Dali, do terreno, dava para ver a sua extensão e calcular que somente da parede da frente para a dos fundos seria possível armar uma rede. Se a rede fosse armada de uma parede lateral para a outra, uma pessoa adulta ficaria toda dobrada dentro dela.



Naquela época, quase todo dia eu passava por ali. Era meu caminho, tanto para ir ao trabalho como para voltar dele. Dependendo do horário, havia um homem do lado de dentro da casa, à porta, olhando para a rua. A porta, aliás, era feita de duas partes, então o homem mantinha a parte de cima aberta e apoiava os braços na de baixo, que permanecia fechada, de forma que seu corpo aparecia apenas da cintura para cima. 



        para continuar a leitura ou cole o link  



I I FÓRUM SOBRE BIBLIOTECAS PÚBLICAS: SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO E MEDIAÇÃO DE LEITURA

Chamada de Trabalhos – Prorrogado o prazo!

A Coordenação Geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas - CGSNBP, da Fundação Biblioteca Nacional - FBN, realizará no período de 8 e 9 de agosto de 2011,   no XXIII CBBD - Maceió/AL, o I I Fórum sobre  Bibliotecas Públicas: serviços de informação e mediação de leitura.

No período de 28/04 a
27/05 do corrente, a CGSNBP/FBN estará recebendo trabalhos voltados para o tema do evento: “Serviços de informação e mediação de leitura”, contendo os subtemas:
1) Serviços de informação para a comunidade;
2) Mediação de leitura nas bibliotecas públicas


Remeter trabalho para o e-mail: cgsnbp@bn.br e por sedex para:
Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas/Fundação Biblioteca Nacional
Rua da Imprensa, 16/11º andar - Centro
20030-120 – Rio de Janeiro - RJ
O resultado será divulgado no dia
10/06 no site  http://www.bn.br/snbp  e remetido por e-mail para os autores.
Normas para apresentação dos trabalhos no site www.bn.br



II ENARQUIFES

Políticas Arquivísticas nas IFES: das práticas à construção de novos rumos

UFPB/CPAD/II ENARQUIFES CIRCULAR N. 01/2011


                A Universidade Federal da Paraíba – UFPB, através da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos – CPAD, tem a honra de convidar os arquivistas e profissionais da área de arquivo para participarem do II Encontro Nacional de Arquivistas das Instituições Federais de Ensino Superior – ENARQUIFES, que será realizado no período de 27 a 30 de setembro de 2011, em João Pessoa – Paraíba.
            As informações acerca das inscrições serão divulgadas na próxima semana através do blog www.enarquifes.com.br . Para mais informações, entrar em contato com a Comissão Organizadora através do e-mail: enarquifes2011@gmail.com.
            Contamos com a presença de todos os arquivistas e profissionais da área no II ENARQUIFES, para juntos pensarmos a construção de novas práticas rumo a uma política arquivística para as IFES.

                                                                                  

GESTÃO DE ARQUIVO: O PAPEL DO ARQUIVISTA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO - CURSO


Capacitar, reciclar, aperfeiçoar os responsáveis por arquivos, no tratamento arquivístico da massa documental acumulada, visando a melhoria de qualidade na recuperação da informação com rapidez e eficiência. Oferecer aos profissionais que lidam com a informação, mecanismos eficazes para o gerenciamento arquivístico de acervos documentais.

Apresentação e oficina em Brasilia e em Campos dos Goytaczes

Nos dias  25, 26, 27 de maio, Cia Teatro Em Cordel  estará em Brasilia, apresentando, OSWALDO CRUZ  ENTRE A FEBRE E A ESPADA, assim como realizando Oficina de  Contação, Criação e Recriação de Histórias em Cordel. Onde? Na sede da  FIOCRUZ, em Brasilia.
 No dia na 01 de junho - junto ao Grupo Céu Na Terra - estará participando de O BALAIO ENCANTADO, espetáculo em que se misturam números musicais e intervenções de Histórias Em Cordel. Onde: SESC-CAMPOS.
Nos dias 08 e 22 de junho, estará apresentando SEU MANEJO E O MANO BEJA e SACI PERERÊ, PRÍNCIPE DUMS PERNA SÓ, assim como ministrando Oficinas de  Contação... para algumas Escolas  Municipais de Campos, também no SESC-CAMPOS.
Grande abraço a todos.
Logo vem mais Teatro em Cordel por aí
Edmilson Santini

Tribo amazônica e conceito de tempo

DA BBC NEWS


Pesquisadores brasileiros e britânicos identificaram uma tribo amazônica que, segundo eles, não tem noção do conceito abstrato de tempo.
Chamada Amondawa, a tribo não possui as estruturas linguísticas que relacionam tempo e espaço --como, por exemplo, na tradicional ideia de "no ano que vem".
O estudo feito com os Amondawa, chamado "Língua e Cognição", mostra que, ainda que a tribo entenda que os eventos ocorrem ao longo do tempo, este não existe como um conceito separado.
A ideia é polêmica, e futuras pesquisas tentarão identificar se isso se repete em outras línguas faladas na Amazônia.


Vera Silva Sinha 
  

Tribo amazônica que desconhece conceito de tempo, os Amondawas mudam de nome conforme a idade avança

O primeiro contato dos Amondawa com o mundo externo ocorreu em 1986, e, agora, pesquisadores da Universidade de Portsmouth (Reino Unido) e da Universidade Federal de Roraima começaram a analisar a ideia de tempo da forma como ela aparece no idioma falado pela tribo.

Seminário A Responsabilidade Ético-Social das Universidades Públicas e a Educação da População Negra

Fonte: Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo 
Seminário discute educação da população negra
A abertura será nesta quarta-feira, às 10h, no auditório 211 do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, no Campus da UFPB em João Pessoa

O Seminário A Responsabilidade Ético-Social das Universidades Públicas e a Educação da População Negra será realizado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) a partir desta quarta-feira (25) e encerrando na sexta-feira (27). O evento, que tem como tema “A (in)visibilidade de negros(as) na produção do conhecimento”  acontecerá nos auditórios dos Centros de Ciências Sociais Aplicadas e de Educação no Campus de João Pessoa.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Menestrel LUCAS EVANGELISTA

Homenagem ao menestrel LUCAS EVANGELISTA no Blog ACORDA CORDEL
www.acordacordel.blogspot.com

Mais de mil bibliotecas na campanha de incentivo à leitura


A partir de hoje, mais de mil bibliotecas escolares, comunitárias e públicas de Pernambuco participam da campanha Biblioteca interativa, sociedade viva. O lançamento da campanha aconteceu esta manhã, simultaneamante, em quatro polos: na biblioteca Especializada Maria Natália de Andrade Guerra, que fica na Gerência Regional de Educação (GRE) de Nazaré da Mata; na biblioteca da Escola Estadual Ministro Jarbas Passarinho, em Camaragibe; na biblioteca comunitária Severina José de Santana (Tia Biu), em Paratibe, Abreu e Lima; e na biblioteca da Secretaria de Educação, onde o secretário Anderson Gomes realizou a abertura oficial.
Entre as ações a serem desenvolvidas está o projeto Escritor presente, leitor crescente, que levará escritores locais para dentro das escolas. As próprias unidades irão identificar poetas e cordelistas na comunidade e levá-los para mostrar seu trabalho nas bibliotecas.
 Além do projeto, serão realizadas atividades educativas, como rodas de leitura, concursos literários e dramatizações serão estimulados dentro dos espaços envolvidos no programa. A atividade é direcionada para alunos, professores, gestores e toda a comunidade em que estão localizadas as escolas e bibliotecas. 

Fonte: http://goo.gl/Skf0q

RDA: um novo paradigma na catalogação

Autor: Murilo Bastos da Cunha

Publicado no: Infohome. Data: maio de 2011.

URL: http://www.ofaj.com.br/colunas_conteudo.php?cod=604

Acaba de ser publicado um dos primeiros livros na língua portuguesa sobre a nova norma de catalogação denominada RDA (Recursos: Descrição e Acesso). Essa nova obra é de autoria de Chris Oliver, coordenadora de Catalogação da McGill University Library, em Montreal (Canadá), e tem como título Introdução à RDA: um guia básico (1) [Brasília: Briquet de Lemos, 2011. 153 p.]. A edição original em inglês foi publicada em 2010, pela American Library Association. Portanto, ambas as edições possuem conteúdos muito recentes.

domingo, 22 de maio de 2011

BNB no ciberespaço, por Antonio Miranda

O diretor Antonio Miranda em sua sala na BNBBem-vindos ao novo sitio da Biblioteca Nacional de Brasília (BNB)!
A Biblioteca Nacional de Brasília é a primeira grande biblioteca do país no século 21. Nossas atividades estão orientadas para o atendimento interno - o que denominamos disponibilidade documentária, baseada em acervos, produtos e serviços diretos aos nossos freqüentadores - e para o atendimento externo, via web, que cognominamos acessibilidade informacional. Antigamente, no paradigma antigo da relação exclusivamente in loco, havia a crença de que era possível atender, com recursos informacionais próprios, nas estantes e em outros dispositivos, a mais de 50% da demanda dos usuários. Na era do ciberespaço, com a capacidade instalada de tecnologias (TI) apropriadas e de compartilhamento com sistemas de informação em escala mundial, inverteu-se a expectativa: agora o acesso a fontes externas extrapolam as locais, ampliando consideravelmente a capacidade de atendimento.
Daí a montagem de uma infraestrutura poderosa de TI de fibras óticas, de gigabites de comunicação e de espaços de interação via internet na BNB: o espaço CLIC (uma espécie de lan-house aberta e gratuita), uma comunidade digital para capacitação e inclusão digital e social do público, salas de treinamento, laboratórios de edição de alta performance, etc. O sitio da BNB que estamos reinaugurando vai na mesma direção.
Sejam bem-vindos à BNB!
Antonio MirandaDiretor da BNB

Fonte:http://www.bnb.df.gov.br/index.php/conheca-a-bnb

Manuscrito na Internet

O Manuscrito da Junta das Missões no Maranhão no período de 1738 a 1777, está disponivel na internet no site do Núcleo de Estudos e Assuntos Indígenas (NEAI). Pode ser acessado  em: http://www.uft.edu.br/neai/documentos/junta%20das%20missoes.pdf

INFLUENCIAS IBÉRICAS NA LITERATURA DE CORDEL

INFLUÊNCIAS DA LITERATURA PORTUGUESA E ESPANHOLA NA LITERATURA DE CORDEL

E MAIS...

sábado, 21 de maio de 2011

BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL

A NOTÍCIA DO LANÇAMENTO NA INTERNET DA WDL, A BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL. PRESENTE DA UNESCO PARA A HUMANIDADE  !!!

Já está disponível na Internet, através do site http://www.wdl.org/

É uma notícia QUE NÃO SÓ VALE A PENA REENVIAR, MAS, SIM É UM DEVER ÉTICO, FAZÊ-LO!


http://www.wdl.org/

O acesso é gratuito e os usuários podem ingressar directamente pela Web , sem necessidade de se registrarem.



Duas regiões do mundo estão particularmente bem representadas:

América Latina e Médio Oriente. Isso deve-se à ativa participação da Biblioteca Nacional do Brasil, à biblioteca de Alexandria no Egito e à Universidade Rei Abdulá da Arábia Saudita.

Tribuna de Minas, entrevista durante Encontro de Bibliotecas, em Juiz de Fora MG

19 de Maio de 2011 - 07:00

Coordenadoras do sistema nacional de bibliotecas públicas e do curso de biblioteconomia da UFRJ discutem avanços e desafios do segmento
Por LEONARDO TOLEDO
Ilce Cavalcanti e Mariza Russo
Ilce Cavalcanti e Mariza Russo
Coordenadora geral do sistema nacional de bibliotecas públicas da Fundação Biblioteca Nacional durante mais de cinco anos, Ilce Cavalcanti está retornando a sua instituição de origem, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, com alguns números na ponta da língua. De 2004 a 2010, o ProLer (Programa Nacional de Incentivo à Leitura) viabilizou a inauguração de 1650 bibliotecas em todo o país e a modernização de outras 650, reduzindo a 36 o número de municípios brasileiros sem uma instituição do gênero.
 

CORDEL DE MARCOS MAIRTON NA BÉLGICA

VEJA E COMENTE:
www.acordacordel.blogspot.com

CONTRATAÇÃO DE BIBLIOTECÁRIO(A) Rio de Janeiro

Empresa Educacional contrata, imediato, bibliotecária(o), regime CLT,
13h às 21h de 2ª-feira a 6ª-feira.
Local: Madureira (RJ)
Enviar currículum para: <solangeclcastro@gmail.com>
Até 25 de maio de 2011.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Museu: CONVITE DA REM/PB - SEMANA DE MUSEUS

A Rede de Educadores em Museus da Paraíba - REM/PB participará da programação da 9ª Semana Nacional de Museus com um encontro, no dia 23 de maio de 2011, das 9h às 16h, em João Pessoa/PB .
 

Blog Acorda cordel (Texto): VI UM PEBA FOGUETEIRO... de Luiz Dantas Quezado

 Recomendamos o blog Acorda Cordel e enviamos um de seus textos para apreciação.

A BICHARIA


Luiz Dantas e Leonardo Mota

de LUIZ DANTAS QUEZADO

 

Home page: periódico científico em Ciência e Desenvolvimento

Ciência & Desenvolvimento: http://www.fainor.com.br/revista/

Home page: periódicos científicos em Ciência da Informação UFPB

Lançamento de livro (Convite): Agruras de um poeta popular de Manoel Belizário

Convidamos para o lançamento do Livro Agruras de um poeta popular ou Congresso dos poetas populares no paraíso, no próximo dia 27 de maio, às 10 horas no Térreo do prédio da reitoria da UFPB, sala do NUPPO. Segue o convite:

Bibliotecário - vaga: Seleção para BIBLIOTECÁRIO em IES de Grande porte, Estado de São Paulo

Seleção para BIBLIOTECÁRIO em IES de Grande porte, Estado de São Paulo
IES de grande porte, região central de São Paulo precisa com urgência de bibliotecário.
Horário de trabalho – 13h às 22h
Salário – R$2000/R$2.2000
Requisitos – conhecimento de MARC, CDD, AACR, sistema pergamum (é um diferencial, mas não é requisito básico)
Benefícios – Vale Transporte, Vale Refeição, Bolsa de estudos, cesta básica, plano de saúde e odontológico, previdência privada
Enviar currículos para bibliotecaselecao@gmail.com





quarta-feira, 18 de maio de 2011

Evento: Oficinas gratuitas de Literatura - FUNESC-PB


OFICINAS GRATUITAS DE LITERATURA NA SEMANA CULTURAL JOSÉ LINS DO REGO PROMOVIDA PELA FUNESC

31 de maio a 04 de junho de 2011
A programação geral da Semana Cultural será composta de debates sobre o homenageado, apresentações musicais, de teatro, contação de histórias, exposições, cinema, oficinas e palestras, além da participação de atores ou grupos de artes cênicas para  o Festival Zé Lins Encenado.

OFICINAS:
Escrita Criativa (para quem quer escrever e ainda está começando)
             Ministrante: Carolina Dônega Bernardes
             (Escritora, Professora e Doutora em Literatura – São Paulo)          
 O Processo de Criação Poética
             Ministrante: Hildeberto Barbosa Filho
            (Professor, Poeta e Crítico Literário – Paraíba
OBS: As inscrições podem ser feitas por e-mail. Acesse o portal: www.funesc.com.br

Livro (download): Fontes de indexacao para Periódicos Científicos - SANTOS, Gildenir C. (Compil.)

Faça o download do E-book Fontes de indexacao para Periódicos Científicos compilado por Gildenir C. Santos.

Clique aqui para baixar no 4shared

Livro (download): A indexação de livros - FUJITA, Mariângela Spotti Lopes

Faça o download do e-book
A indexação de livros de autoria de Mariângela Spotti Lopes Fujita em formato .PDF.

Clique aqui para baixar no 4shared

Home page: Classificação Decimal Universal (CDU) em Português

Acesse o site do CDU em http://www.udcc.org/udcsummary/php/index.php?tag=0&lang=pt

Normalização (Software): Programa para apoio à normalização My End Note Web (online):



Segue indicação de Programa para normalizar publicações.
Cadastre-se on line em http://www.myendnoteweb.com

Download do manual do programa aqui.

Blog: Competência Informacional e Digital - Colômbia [IFLA-LAC]



Compartilhando:

Data: Tue, 17 May 2011 17:45:58 -0500
De: "Alejandro Uribe Tirado" <auribe@bibliotecologia.udea.edu.co>
Para: ifla-lac@infoserv.inist.fr
Assunto: [IFLA-LAC] Competencias
       Informáticas e Informacionales desde Colombia

Este 17 de mayo se celebra el día internacional de Internet. Con motivo de
esta efemérides y buscando generar espacios de trabajo colaborativo y de
divulgación del trabajo que diferentes instituciones y personas vienen
realizando, se ha generado el blog:

CI2-Colombia: Competencias informáticas e Informacionales:
http://ci2-colombia.blogspot.com/

Evento Internacional: Conferência sobre Tecnologia, Cultura e Memória (CTCM)-2011 - Recife - PE




Aberto para submissões de Resumo
Conferência sobre Tecnologia, Cultura e Memória (CTCM)-2011
http://www.liber.ufpe.br/ctcm/sobre_ctcm.php

A Conferência sobre Tecnologia, Cultura e Memória é produto da cooperação desenvolvida entre pesquisadores do Grupo de Pesquisa Memória e Sociedade do Laboratório Liber/UFPE, do Instituto Holandês do Patrimônio - Erfgoed Nederland, e do projeto Brasiliana USP. O evento vem atender a demanda de conhecimento teórico e prático no campo da curadoria do patrimônio digital e das políticas públicas para a preservação e o acesso da herança cultural.

Data: 13 a 15 de Setembro de 2011.
Local: Instituto Ricardo Brennand – Recife, Pernambuco - Brasil
Temas: Tecnologia, Digitalização, Cultura e Memória: Estratégias para preservação e acesso à informação.
Coordenador: Marcos Galindo Lima (DCI/UFPE)
EVENTO GRATUITO

__._,_.___
.

__,_._,___