segunda-feira, 23 de abril de 2012

Fortaleza sedia Seminário Internacional de Informação para Saúde


Com o objetivo de compartilhar informações e conhecimentos entre as organizações de saúde, atores e pacientes, com vistas a estabelecer o diálogo sobre os sistemas públicos de saúde, dando ênfase aos aspectos da saúde coletiva, a Universidade Federal do Ceará, em parceria com o Grupo de Pesquisa sobre Representação da Informação (GPRI) e o Grupo de Pesquisa sobre Cultura, Gestão da Informação e Sociedade, realiza o II Seminário Internacional de Informação para a Saúde.

As tecnologias digitais de Informação e de Comunicação (TDICs) provocaram mudanças em todas as áreas do conhecimento e, no campo da saúde, ela têm contribuído agilizando os processos científicos, administrativos e os fluxos de informação e de comunicação. Merece destaque, neste complexo contexto, o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) e os dispositivos de captura de imagens, que tornam o corpo “visível, em sua interioridade, transparente e aberto - “sem corte”, - possibilitando novas descobertas sobre o estado de saúde do indivíduo e, consequentemente, maior acerto nas investigações diagnósticas e no tratamento das patologias.

Além desses dois elementos, existem ainda as questões referentes à padronização da representação, arquitetura, certificação, segurança e gerenciamento eletrônico desses documentos, a fim de favorecer o fluxo de informação e de comunicação no âmbito da saúde. Tais documentos, tanto na sua forma analógica como digital, são protegidos por legislação específica, permanecendo os cuidados relativos ao tratamento informacional, segurança, guarda, ética, confiabilidade, certificação e, naturalmente, o gerenciamento informacional.

Portanto, é com o intuito de discutir essas questões que o evento propõe dar continuidade ao I SINFORGEDS com a realização de sua II edição, como parte do Projeto de Pesquisa “Proposição de um modelo de arquitetura da informação no âmbito dos prontuários eletrônicos do paciente visando racionalizar a representação, a recuperação e a gestão da informação para a saúde” – CNPq. As discussões se concentrarão nas reflexões teórico-práticas concernentes aos seguintes temas: Representação indexal, arquitetura, segurança, padronização, certificação, legislação arquivística e gestão da informação e do conhecimento registrados em prontuários eletrônicos do paciente.

Serviço

II Seminário Internacional de Informação para a Saúde
Local: Mareiro Hotel - Avenida Beira Mar, 2380, Meireles Fortaleza
Data: 21 a 23 de maio de 2012
Mais informações: (85) 3366.7600, 3366.7702/ 3366.7697 e e-mail: iisinforgeds@gmail.com


Fonte: Agência da Boa Notícia