sábado, 14 de abril de 2012

A Morte do Livreiro do São Francisco


Texto de Gustavo Nolasco
Imagens de Leo Drumond

São poucas as coisas que morrem mais rápido do que o Rio São Francisco. Infelizmente, entre as principais estão os seus maiores defensores.

Na tarde desta quinta-feira, 02 de fevereiro de 2012, faleceu, em Pirapora, vítima de um infarto fulminante aos 47 anos, Leonardo da Piedade Diniz Filho, o Leo do Peixe.

Para alguns, um simples pescador. Para nós, da NITRO Imagens, um exemplo de cidadão brasileiro que lutou não só pela preservação do maior rio integralmente brasileiro, mas um homem genial que passou sua vida batalhando pela educação e pela literatura.



Em 2004, Leo do Peixe teve uma ideia simples para ocupar o tempo de seus filhos enquanto vendia seus pescados na feira de Santos Dumont, em Pirapora, na região Norte de Minas Gerais. Ele criou o Clube da Leitura.

A ideia simples se mostrou de um potencial social imenso e o Clube da Leitura, sete anos depois, já somava mais de 15 bibliotecas populares e um acervo 20.000 de livros doados para empréstimo gratuito à população.

Em 2008, a equipe NITRO Imagens, através de Leo Drumond e Gustavo Nolasco, teve o prazer de conviver alguns dias com Leo do Peixe para transformá-lo no personagem da reportagem “As letras do peixe” da Revista Globo Rural. Leia na íntegra: http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1686269-1641-1,00.html.

Em homenagem a este amigo da NITRO Imagens, brasileiro, batalhador da leitura como meio de transformação de uma realidade social, publicamos este ensaio fotográfico com o intuito de despertar a sensibilidade dos governantes e da sociedade em geral para que dêem continuidade a obra do genial Leo do Peixe.












Fonte: http://nitroimagens.com.br/nitronline/2012/02/03/historias-a-morte-do-livreiro-do-sao-francisco/