terça-feira, 22 de maio de 2012

XILOGRAVURA E LITERATURA DE CORDEL NAS ESCOLAS


XILOGRAVURA E LITERATURA
DE CORDEL NAS ESCOLAS



A empresa Cultura & Criatividade promoverá uma mostra de Xilogravura e Cordel em 05 escolas das cidades satélites de Brasilia durante o período de maio/junho de 2012. Além de participarmos da mostra como curador, estaremos também ministrando oficinas de cordel no período de 11 a 13 de junho no Distrito Federal. Eis um resumo do texto da curadoria:

 É crescente o interesse de estudantes e educadores de todo o Brasil pela Xilogravura e pela Literatura de Cordel. Tais manifestações da cultura popular têm influenciado sobremaneira o teatro, o cinema, a televisão, as artes visuais e a chamada literatura erudita.

 A Xilogravura é uma arte milenar que a partir de 1907 teve um casamento perfeito com a Literatura de Cordel. De lá para cá, surgiram grandes mestres da gravura popular, dentre os quais se destacam os pernambucanos Dila, Marcelo Soares e J. Borges, os baianos Minelvino Francisco e Franklin Maxado, o paraibano José Costa Leite e os cearenses Mestre Noza, Walderedo, Stênio Diniz, Abraão Batista e José Lourenço.

 O cordel, que durante muito tempo foi considerado como subliteratura, finalmente vem adquirindo o status de gênero literário dotado de extraordinária riqueza. É um poderoso veículo de comunicação de massas – oportunamente batizado de “professor folheto” – e foi, durante muitos anos, responsável pela alfabetização de milhares de nordestinos. No início do século XX, muitas vezes configurava-se como o único tipo de literatura a que trabalhadores rurais tinham acesso.

 A exposição traz as múltiplas facetas dos poetas e gravadores populares do Nordeste, com xilogravuras que evocam temas frequentes no Romanceiro Nordestino. Divirta-se no fantástico e lúdico universo da xilogravura e da literatura de cordel nordestinas!
 
Arievaldo Viana