terça-feira, 12 de junho de 2012

Bebeteca Lobato, em Belo Horizonte, incentiva crianças a aprender através do lúdico


Publicado no Boletim Eletrônico CRB-6 nº22/2012
Data de publicação: 03/06/2012
Certos ditos podem ser usados para exemplificar práticas bem sucedidas. Na Biblioteca Infantil Santa Clara, do Colégio Franciscano Sagrada Família, o dito mais apropriado seria “é brincando que se aprende”. Desde 2008, o centro de informação criou, especificamente, para crianças de 1 a 3 anos a Bebeteca Lobato. O espaço oferece aos pequenos livros educativos, que por sua vez, possuem relevo, textura, sons e imagens, além de dedoches, fantoches e almofadas temáticas.
A coordenadora da unidade, a bibliotecária Heleny Nunes (CRB/6-1247) ressalta o cuidado dedicado ao espaço. Os livros são atóxicos, inodoros, laváveis e antialérgicos. Já o piso é emborrachado e são usadas almofadas antialérgicas, com enchimento de fibras sintéticas, em formatos geométricos ou lúdicos. “O livro neste contexto é considerado brinquedo”, ressalta.
Deixando de lado as questões técnicas, a coordenadora ressalta o valor pedagógico das bebetecas. Os livros, nestes espaços, devem ter figuras e letras grandes, com ilustrações que permitam ao pequeno leitor estar inserido na paisagem da história. Essas condições levam a criança, segundo Heleny, a hipotetizar sobre a escrita, interpretar, decifrar ou supor autonomamente o que está escrito. “As crianças quando visualizam ilustrações e fingem estarem lendo, estão desenvolvendo a linguagem oral, mesmo que não saibam ler”, explica.
Ações como essa, certamente, irão repercutir na formação desses leitores, segundo a bibliotecária. “O incentivo à leitura é fundamental. Essas atividades desenvolvem a imaginação, a concentração e a criatividade dessas crianças. O Colégio Franciscano Sagrada Família, onde o projeto é desenvolvido, fica localizado no bairro Sagrada Família, em Belo Horizonte (MG).