segunda-feira, 4 de junho de 2012

Biblioteca Escolar em Revista


O 1º Fórum de Pesquisa em Biblioteca Escolar, promovido pelo Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar (GEBE) da ECI-UFMG, ocorreu durante os dias 24 e 25 de maio na cidade de Belo Horizonte, na Biblioteca Pública Estadual Luís de Bessa.
O evento teve apresentações da representante da International Association of School Librarianship – IASL, profissionais que atuam em biblioteca escolar e pesquisadores da área. A temática principal será dividida em cinco eixos de trabalho: pesquisa, eventos, publicações, atividades de formação e ações colaborativas para manutenção da bibliografia já existente da área (LIBES).
Durante a mesa-redonda “Registro do Conhecimento: Publicações e Bibliografia”, o Professor Cláudio Marcondes de Castro Filho (USP/Ribeirão Preto) lançou o periódico científico “Biblioteca Escolar em Revista” que conforme o site é “uma revista semestral da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras / USP-Ribeirão Preto que se dedica à divulgação especializada nos estudos sobre história da leitura, biblioteca escolar, práticas de leitura no âmbito escolar, literatura infanto-juvenil e mediação cultural na biblioteca escolar, publicando principalmente pesquisas originais, como também documentos especiais, traduções e resenhas.”


O primeiro número possui três artigos, um relato de experiência e uma resenha de diversos autores. São eles: Bernadete Santos Campello, Paula da Terra Caldeira, Maura Alvarenga, Laura Valladares de Oliveira Soares, Cláudio Marcondes de Castro Filho, Claudinei Coppola Junior, Eliane Fioravante Garcez, Roseli Venancio Pedroso e Márcia Regina da Silva.
Confira periódico clicando na capa abaixo: