sábado, 16 de junho de 2012

Boletim eletrônico e-museus nº 408


Boletim eletrônico Nº 408 - Ano IX - 15 a 22 de junho de 2012
    www.museus.gov.br

notícias

lunapic_133969855748830_1
Relação entre Antropologia e museus é tema de seminário em SP
Carta define diretrizes para Política de Direito à Memória
Ibram discute parcerias em Encontro Paulista de Museus
Conexões Ibram: fórum encerra hoje encontro em Recife
Concurso Sílvio Romero premia monografias sobre folclore e cultura popular

agenda
Viva a Vida
O Rio de Clarice na Rio+20
Café Musical Especial
Copy, right?
Artistas Brasileiros na Itália
Em torno da floresta
Paulo Martelli e Quarteto Romanov
Senna Emotion
Cineclube Museu da Inconfidência
Música Árabe na Fundação Ema Klabin
E se o céu não fosse azul? Eu poderia ser verde?
Gravuras italianas dos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX
Música no Palácio
Altares Juninos
As Mulheres no Rock
Um Sarau Imperial
Dia Internacional das Tartarugas Marinhas

cursos e oficinas
 Dimensões das Culturas Indígenas
 III Curso de Extensão Universitária Preservação de Patrimônio Cultural
 Bibliofilia e colecionismo no Rio de Janeiro, um depoimento

Links
www.icom.org.br
www.cofem.org.br
www.ibermuseus.org

notícias
Rio+20: ministra abre programação cultural, que inclui roteiro de museus
A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, abriu oficialmente na noite da última quarta-feira (13) a programação cultural da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). A cerimônia de abertura aconteceu no Galpão da Cidadania, no centro do Rio de Janeiro (RJ).
A programação terá como âncoras dois espaços: o Galpão da Cidadania e o Armazém da Utopia. Ambos estarão abertos ao público durante todo o evento, convidando à reflexão e ao debate sobre a importância da cultura como eixo estratégico do desenvolvimento sustentável, além de difundir e debater com os participantes da Rio+20 as propostas e ações realizadas pelo Sistema MinC e acolher propostas que venham a colaborar com as políticas culturais.
Entre as ações realizadas pelo MinC se inclui o Roteiro Cultural Museus Rio+20. Durante a conferência, cerca de 50 museus da região metropolitana do Rio de Janeiro e do interior do estado programam uma série de eventos que oferecerão ao público a oportunidade de vivenciar e trocar experiências que conduzam à dimensão da diversidade cultural como vetor de desenvolvimento humano sustentável.
No Museu da República, centro da programação na cidade do Rio de Janeiro, seminários, debates e exposições de arte sustentável tiveram início na última segunda-feira (11). Nesta sexta-feira (15), às 13h, terá início a Mostra de Vídeos Ambientais, que prossegue até o dia 21. A partir deste sábado (16), o museu sedia ainda a Conferência Global dos Povos Indígenas.
Como parte da programação, o Museu Casa de Benjamin Constant, que em 2012 completa 30 anos de criação, inaugurou na última quarta-feira (13) mirante com vista para a área central da cidade e a Baía de Guanabara (foto). Inserido na Área de Proteção Ambiental do bairro de Santa Teresa, o museu dispõe de uma área verde de 10 mil m² e tem investido na criação de trilhas para caminhadas, espaços de convivência e área de atividades educativas de cunho ambiental.
A versão impressa do roteiro, que inclui exposições, visitas guiadas, seminários e apresentações musicais, será distribuído durante toda a Rio+20, que acontece entre os dias 13 e 22 de junho. Confira a versão digital aqui. Confira também o Circuito Verde de Museus, sugerido pelo Ibram.
Relação entre Antropologia e museus é tema de seminário em SP
Em parceria com a Associação Brasileira de Antropologia (ABA), o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) promove, de 29 de junho a 1º de julho, o seminário A Antropologia vai aos Museus – Os Museus vão à Antropologia.
O evento, que faz parte da programação prévia da 28ª Reunião Brasileira de Antropologia, que será realizada na PUC-SP entre os dias 2 e 5 de julho, tem como objetivo examinar criticamente as contribuições do conhecimento antropológico para a formação e produção de acervos de memória, assim como o importante papel que os museus desempenham para o ensino da Antropologia e a divulgação de produções antropológicas.
As intersecções entre Antropologia, Museologia, Cinema, Fotografia, Musicologia e performances serão o foco do seminário. Em sua conferência de abertura o tema A Antropologia como arte de ver o mundo será abordado pelo antropólogo Roberto DaMatta.
A lista de debatedores e palestrantes convidados traz ainda nomes como Roque Laraia (UnB), Cao Hamburguer (cineasta), Dominique Gallois (USP) e Bela Feldman (ABA). Serão oferecidas 300 vagas. As inscrições poderão ser feitas no site do Ibram a partir da próxima segunda-feira (18).
Confira a programação completa aqui.
Carta define diretrizes para Política de Direito à Memória
O programa Pontos de Memória divulga nos próximos dias o texto final de documento com estratégias de articulação em rede voltadas para a construção e de uma política pública de Direito à Memória.
A carta, que está sendo finalizada, é resultado de encontro realizado na semana passada, na sede do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) em Brasília (DF), entre 32 representantes e articuladores de Pontos de Memória e Museus Comunitários das cinco regiões do Brasil.
Autonomia, descentralização, diversidade e cooperação foram os princípios norteadores da carta, que apresenta 15 princípios, 18 propostas e 13 itens de agenda voltados para a articulação de redes, fomento, financiamento e sustentabilidade, qualificação e inventário participativo. 
Entre as propostas apresentadas, destacam-se a capacitação de agentes comunitários de memória para a realização de inventários participativos; a criação de uma plataforma virtual colaborativa para reunir e difundir dados sobre as ações desenvolvidas nos estados; e a inserção de conteúdos relacionados a território, memória e patrimônio nos currículos escolares das redes públicas de educação.
O documento, que em breve estará disponível para consulta no site do Ibram, será referendado na 4ª Teia da Memória, que acontece ainda este ano.
Ibram discute parcerias em Encontro Paulista de Museus
Acontece até esta sexta-feira (15), em São Paulo (SP), o 4º Encontro Paulista de Museus. Com o tema Novas Fronteiras da Gestão de Museus, o evento reuniu, durante três dias, prefeitos, secretários de Cultura, dirigentes e profissionais de museus de todo o estado, além de convidados nacionais e internacionais.
O encontro teve como objetivo debater aspectos da gestão e da política dos museus paulistas, além de ampliar a rede de interlocução e de colaboração entre eles. Foram apresentadas iniciativas que têm sido implementadas para a viabilização da gestão de museus, públicos e privados.
A diretora do Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus (DDFEM) do Ibram, Eneida Braga, participou nesta quarta-feira (13) da abertura do evento, representando o presidente do órgão, José do Nascimento Jr., e a ministra da Cultura, Ana de Hollanda.
No mesmo dia, a diretora participou de mesa sobre o tema Parcerias dos Museus com a Sociedade Civil, durante a qual destacou a necessidade de estudos e implantação de modelos de gestão que considerem não só a diversidade das instituições museológicas, mas também as disparidades econômicas, sociais, culturais e de gestão dos territórios onde os mais de 3 mil museus brasileiros estão localizados.
Conexões Ibram: fórum encerra hoje encontro em Recife
Acontece desde a última terça-feira (12), em Recife (PE), a edição pernambucana do projeto Conexões Ibram, que tem como objetivo a disseminação e o desenvolvimento de temas estruturantes do setor de museus em estados e municípios.
Na abertura do evento, que acontece na sede da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), o representante do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), Cícero Almeida, e o presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Severino Pessoa, assinaram Acordo de Cooperação Técnica com o objetivo de integrar recursos e estimular o desenvolvimento de ações conjuntas no setor museal pernambucano.
Durante três dias, foram abordados, em oficinas voltadas para profissionais da área de museus no estado, temas como Gestão e Inovação de Equipamentos Culturais, Plano Museológico, Educação Patrimonial e Introdução à Documentação Museológica.
Foram também apresentadas em palestras algumas das principais diretrizes e ações do Ibram em andamento, como o Sistema de Redes de Informação Museal (iMuseus), o Plano Nacional Setorial de Museus, o Estatuto de Museus, o Programa Pontos de Memória e estratégias de fomento e financiamento para o setor, além do projeto de legado cultural para os museus.
A programação prossegue até esta sexta-feira (15), quando será realizado o Fórum Estadual de Museus de Pernambuco.
A próxima edição do projeto Conexões Ibram acontece em Goiânia (GO) nos dias 21 e 22 de junho. O encontro será realizado no Museu Goiano Professor Zoroastro Artiaga (MUZA). Confira a programação completa aqui.
Concurso Sílvio Romero premia monografias sobre folclore e cultura popular
Estão abertas até 31 de julho as inscrições para a edição 2012 do Concurso Sílvio Romero de Monografias sobre Folclore e Cultura Popular.
Criado em 1959, o prêmio é concedido anualmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ministério da Cultura (Iphan/MinC), por intermédio do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), e tem como objetivo estimular a produção de conhecimento voltada para esse campo de estudos.
O concurso vai conceder aos autores dos trabalhos classificados em primeiro e em segundo lugares prêmios de R$ 13 mil e R$ 10 mil, respectivamente. A critério da Comissão Julgadora, poderão ser indicadas, ainda, até três menções honrosas, agraciadas exclusivamente com o título de destaque.
As monografias deverão ser inéditas e ter por objeto temas do campo de estudos da cultura popular e do folclore brasileiros. Mais detalhes pelo e-mail pesq.folclore@iphan.gov.br ou no site www.cnfcp.gov.br.
Agenda
Viva a Vida
O quê: A mostra é resultado do trabalho realizado no primeiro semestre de 2012 pelos participantes da oficina Arqueologia e Memória. A oficina tem acontecido desde 2005 como parte do Programa “Universidade Aberta à Terceira Idade”, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo.
Quando: Inauguração dia 20 de junho, às 14h. De 21 a 26 de junho, das 10 às 12h e das 14 às 16h. Dia 27, das 10 às 12h.
Onde: Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (Av. Prof. Almeida Prado, 1466 – Portaria B | São Paulo-SP)
Informações: www.mae.usp.br
O Rio de Clarice na Rio+20
O quê: Um passeio pela vida e obra de Clarice Lispector conectado com o tema da sustentabilidade. Guiado por Teresa Montero, com apresentação de No Palco da Vida, dirigido por Wal Schneider e Victor Meirelles, e do projeto Brasileirinho, idealizado por Vânia Pinto.
Quando: Dia 16 de junho, das 11 às 12h.
Onde: Jardins do Museu da República (Rua do Catete, 153 – Catete | Rio de Janeiro-RJ)
Informações: oriodeclarice@gmail.com | oriodeclaricelispector.blogspot.com
Café Musical Especial
O quê: Em mais uma edição do projeto, que acontece semestralmente desde 2009 e traz música e poesia acompanhadas de café colonial nos fins de tarde, o convidado é o violonista Edson Travaina, que vai apresentar repertório clássico e erudito.
Quando: Dia 23/6, às 16h.
Onde: Museu Gustavo Teixeira (Rua Joaquim Teixeira de Toledo, 524 – Centro | São Pedro-SP)
Informações: (19) 3483.1476 | museugustavoteixeira@saopedro.sp.gov.br
Copy, right?
O quê: Como o próprio nome sugere, o ciclo Copy, right? quer promover a exibição, difusão e discussão de filmes relacionados à cultura livre. Serão exibidas seis produções que abordam a questão da propriedade intelectual, da cultura remix, do software e hardware livre. No último dia do ciclo, será realizada uma Feira do Compartilhamento. A intenção é poder reproduzir, também presencialmente, um ambiente de troca de arquivos comum na rede.
Quando: De 12 a 26/6, às 19h30.
Onde: CCE_SP. (Av. Angélica, 1091 – Higienópolis | São Paulo-SP) |  Matilha Cultural (Rua Rego Freitas, 542 – República | São Paulo-SP)
Informações: http://bit.ly/NoLtXk
Artistas Brasileiros na Itália
O quê: A mostra traz ao Rio de Janeiro cerca de 100 obras entre pinturas, esculturas, desenhos e gravuras, e aborda o rico intercâmbio entre artistas que saíram do Brasil para fazer aperfeiçoamento artístico em instituições de ensino da Itália ao longo dos séculos XIX, XX e XXI. Inclui trabalhos de 38 artistas,  entre eles Victor Meirelles, Agostinho da Mota, João Zeferino da Costa, Rodolfo Bernardelli, José Pancetti, Carlos Oswald, Bruno Giorgi, Maria Bonomi, Iberê Camargo e Darel, entre outros.
Quando: De 19 de junho a 5 de agosto.
Onde: Museu Nacional de Belas Artes (Av. Rio Branco, 199 – Cinelândia | Rio de Janeiro-RJ)
Informações: (21) 2219.8474 | www.mnba.gov.br
Em torno da floresta
O quê: Exposição Em torno da floresta, com as obras criadas durante as oficinas promovidas pela artista plástica Vera Patury durante a Conferência Rio +20.
Quando: De 16 a 29/6. Terça a domingo, das 11 às 18h.
Onde: Pátio Lourenço Luiz Lacombe – Museu Imperial  (Rua da Imperatriz, 220 – Centro | Petrópolis-RJ)
Informações: (24) 2245.4668
Paulo Martelli e Quarteto Romanov
O quê: Violonista brasileiro de reputação internacional, Oaylo Martelli se une ao Quarteto de Cordas Romanov, formado pelos violonistas russos Alexey Chashnikov e Tatiana Vinogradova, o violista Simeon Grinberg e o violoncelista Rodrigo  Andrade Silveira.
Quando: Dia 17/6, às 11h. Gratuito.
Onde: Museu da Casa Brasileira (Av. Faria Lima, 2705 | São Paulo-SP)
Informações: (11) 3032.3727 | www.mcb.org.br
Senna Emotion
O quê: Após uma bem-sucedida temporada em São Paulo, onde foi visitada por 48 mil pessoas, a exposição interativa, considerada a mais importante mostra sobre a trajetória pessoal e profissional do piloto de Fórmula 1 e tricampeão Ayrton Senna da Silva, chega ao Rio de Janeiro. A instalação vai ocupar 200 metros quadrados do Museu Histórico Nacional (Casa do Trem).
Quando: De 19 de junho a 15 de julho. De terça a sexta-feira (das 10 às 17h30); sábados, domingos e feriados (das 14 às 18h). Dias 20, 21 e 22 de junho o Museu abrirá das 14 às 18h.
Onde: Museu Histórico Nacional (Praça Marechal Âncora, s/n – Centro | Rio de Janeiro-RJ)
Informações: (21) 2550.9220 | www.museuhistoriconacional.com.br
Cineclube Museu da Inconfidência
O quê: Em junho, o Cineclube Museu da Inconfidência exibirá um panorama do cinema mundial contemporâneo com dois filmes premiados. Na primeira sessão, será exibido o drama dinamarquês Em um mundo melhor (2010, 103 min.), dirigido por Susanne Bier e vencedor do Oscar 2012 de Melhor Filme Estrangeiro.
Quando: Dia 16/6, às 19h.
Onde: Auditório do Museu da Inconfidência – Anexo I (Rua Vereador Antônio Pereira, nº 33 – Centro Histórico | Ouro Preto-MG)
Informações: (31) 3551-6023 | www.museudainconfidencia.gov.br
Música Árabe na Fundação Ema Klabin
O quê: Em mais uma edição do Programa Música do Mundo, a Fundação Ema Klabin traz apresentação do grupo Arabesque, que une os ritmos e a intensidade da música árabe da região do Norte da África (Egito, Marrocos, Tunísia e Líbia) com a modernidade sonora do Ocidente.
Quando: Dia 16/6, às 16h30. Sem necessidade de reserva. Lotação: 180 lugares.
Onde: Fundação Ema Klabin (Rua Portugal, 43, Jardim Europa  | São Paulo-SP)
Informações: (11) 3062.5245 | www.emaklabin.org.br
E se o céu não fosse azul? Eu poderia ser verde?
O quê: A observação das cores na representação da figura humana em pinturas de Anita Malfatti e Flávio de Carvalho, integrantes da exposição Modernismos no Brasil, será ponto de partida para uma oficina de retratos.
Quando: Dia 16/06, das 15 às 17h30.
Onde: MAC USP Ibirapuera (Pavilhão Ciccillo Matarazzo, 3º Piso – Parque Ibirapuera, portão 3 | São Paulo-SP)
Informações: (11) 5573.9932 | www.mac.usp.br
Gravuras italianas dos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX
O quê: A mostra integra a programação dos 25 anos do Museu Casa da Xilogravura.
Quando: De 21 de junho a 2 de setembro. De quinta a segunda-feira, das 9 às 12h e das 14 às 17h.
Onde: Museu Casa da Xilogravura (Av. Eduardo Moreira da Cruz, 295 – Bairro Jaguaribe | Campos do Jordão-SP)
Informações: (12) 3662.1832 | contato@casadaxilogravura.com.br
Música no Palácio
O quê: Na abertura do projeto, que tem o objetivo de aproximar o público da música erudita e democratizar este estilo musical, o Palácio da Aclamação recebe apresentação da Arena Companhia das Artes, que vai executar árias, duetos, trios e trechos corais de óperas famosas, a exemplo de A Flauta Mágica e Don Giovanni, de Mozart.
Quando: Dia 15/6, às 18h. Entrada gratuita.
Onde: Palácio da Aclamação (Av. Sete de setembro, 1330 – Campo Grande | Salvador-BA) Informações: (71) 3117-6147 | dimusbahia.wordpress.com
Altares Juninos
O quê: A mostra, que integra a programação da Secretaria de Cultura da Bahia para o ciclo junino, homenageia os três santos juninos – Santo Antônio, São João e São Pedro – apresentando ao público os tradicionais altares montados em devoção a eles.
Quando: Até 5 de julho. Visitação: de terça a sexta, 12 às 18h; sábados, domingos e feriados, das 12 às 17h. Gratuito.
Onde: Galeria Solar Ferrão (Rua Gregório de Mattos, 45 – Pelourinho | Salvador-BA)
Informações: (71) 3117.6357 | dimusbahia.wordpress.com
As Mulheres no Rock
O quê: A mostra pretende levar o visitante a conhecer a história das bandas da região e relembrar, por meio de videoclipes, as roqueiras mais queridas da história do rock. Para divulgar as bandas de rock feminino da região será realizada, ainda, a segunda edição da Tarde do Rock.
Quando: Exposição: de 1º a 31 de julho. Tarde do Rock: 21 de julho, a partir das 13h30.
Onde: Museu da Música (R: Edmund Bell, s/n – Rodovia SC 477, Km 05 | Timbó-SC)
Informações: (47) 3399.0418 | museudamusica@culturatimbo.com.br
Um Sarau Imperial
O quê: Após um período sendo apresentado somente para grupos agendados, o espetáculo Um Sarau Imperial volta a acontecer regularmente no Museu Imperial, vinculado ao Ibram. A dramatização, que dura 45 minutos, proporciona ao público a vivência de um sarau oferecido em 1878 pela princesa Isabel e seus amigos: o pianista Isidoro Bevilacqua, a condessa de Barral, a baronesa de Loreto e a cantora lírica Adelaide Taunay.
Quando: Sextas e sábados, às 18h30. Preços: R$ 10,00 (inteira), R$ 5,00 (meia – para estudantes, professores e maiores de 60 anos) e gratuito para escolas agendadas
Onde: Museu Imperial (Rua da Imperatriz, 220 – Centro | Petrópolis-RJ)
Informações: mimp.faleconosco@museus.gov.br | www.museuimperial.gov.br
Dia Internacional das Tartarugas Marinhas
O quê: O Museu Aberto da Tartaruga Marinha, vinculado ao Projeto Tamar Florianópolis, celebra a data com abertura da exposição fotográfica Mar Vermelho; pinturas faciais e recreação educativa; soltura de tartaruga marinha e alimentação das tartarugas marinhas.
Quando: Dia 16/6, a partir das 9h30. Atividades em vários horários.
Onde: Museu Aberto da Tartaruga Marinha (Rua Professor Ademir Francisco s/n, Barra da Lagoa | Florianópolis-SC)
Informações: (48) 3236.2015 | www.projetotamar.org.br
Cursos e Oficinas
Dimensões das Culturas Indígenas
O quê: Curso de férias que acontece todos os anos no Museu do Índio e, em 2012,  traz como tema Arte e Meio Ambiente.
Quando: De 16 a 27 de julho, das 14 às 17h. Inscrições na sede do museu, a partir de 11 de junho, das 10 às 17h.
Onde: Museu do Índio (Rua das Palmeiras, 55 – Botafogo | Rio de Janeiro-RJ)
Informações: (21) 3214.8718 | divulgacao.cientifica@museudoindio.gov.br
III Curso de Extensão Universitária Preservação de Patrimônio Cultural
O quê: Com o tema “Tecnologias e Conservação”, o curso, promovido pelo Museu da UFRGS,  vai trazer palestrantes nacionais e internacionais e é voltado para profissionais que atuem nas áreas de Patrimônio Cultural, Museus, Arquivos, Bibliotecas, Prefeituras, Ministério Público, universidades e público em geral.
Quando: Dia 30/6, das 9 às 13h e das 14 às 18h. Inscrições pelo e-mail acorrs.rs@gmail.com, a partir de 11 de junho.
Onde: Sala II do Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110 | Porto Alegre-RS)
Informações: (51) 3308.3390 | museu@museu.ufrgs.br | www.museu.ufrgs.br
Bibliofilia e colecionismo no Rio de Janeiro, um depoimento
O quê: No quinto encontro da série Os Livros e a Vida Literária do Rio de Janeiro, a palestra ministrada pelo poeta e professor Claudio Murilo Leal vai abordar os temas: a bibliofilia e seu significado; os primeiros livros de um colecionador iniciante; a formação de uma biblioteca particular; as boas livrarias do Rio de Janeiro na década de 1950; livros sobre livros e bibliotecas; e o futuro da bibliofilia: livro impresso e e-book.
Quando: Dia 18/6, das 17h30 às 19h30.
Onde: Fundação Biblioteca Nacional – Auditório Machado de Assis (Rua México, s/n – Centro | Rio de Janeiro-RJ)
Informações: http://bit.ly/aovivofbn (transmissão ao vivo)


Para receber o e-museus no seu e-mail ou sugerir pauta, envie e-mail para: ascom@museus.gov.br - com antecedência mínima de 10 dias.
Informativo produzido pela Assessoria de Comunicação do Ibram/MinC.
 
       
 
         

Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM :: Ministério da Cultura © 2009 / 2012
Esta mensagem pode conter informações confidenciais para o destinatário, tem fins específicos e é protegida por lei. Se você não é o destinatário, deve apagá-la imediatamente. A divulgação, cópia ou distribuição desta mensagem, ou qualquer ação tomada com base em tal sem autorização do Ibram, é estritamente proibida. Agradecemos a compreensão.