sexta-feira, 8 de junho de 2012

II EUSEER - 2012


Brasília, DF

junho 13, 2012 – junho 15, 2012




A comunicação pode ser compreendida como a promoção da troca de informações entre indivíduos de uma determinada comunidade. Um dos principais veículos de comunicação, em diferentes contextos, é o periódico.
Mudanças proporcionadas pelas tecnologias da informação e comunicação (TICs) têm permitido o aparecimento de mecanismos que auxiliam pesquisadorestécnicos e todo tipo de especialistas na produção, disseminação, compartilhamento e arquivamento do conhecimento produzido no âmbito das suas atuações.

No contexto da comunicação científica, a necessidade cada vez mais premente de disseminação da informação científica e o movimento de acesso aberto geram a necessidade de ações institucionais que viabilizem e incentivem a publicação científica, especialmente nas instituições de ensino superior. Estas por sua vez, cumprem assim seu papel na sociedade, ao possibilitar o acesso aberto à informação científica de qualidade.


Visando a esse proósito, o Public Knowledge Project  (PKP) da British Columbia University do Canadá, desenvolveu o Open Journal Systems (OJS) para a criação e gestão de publicações periódicas eletrônicas. Em 2003, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) traduziu e customizou o OJS e, desde então, vem promovendo o uso do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) para a criação e gestão de revistas eletrônicas no Brasil.
O resultado dessa iniciativa é o grande número de revistas eletrônicas criadas por meio do SEER e disponíveis para o público em geral. Urge, portanto, que as experiências desenvolvidas ao longo de quase uma década sejam compartilhadas, com vistas à melhor e mais efetiva utilização do SEER como plataforma. Mais que isso, é necessário investimento na qualidade da publicação periódica criada e gerida por meio do SEER. Para isso, foi idealizado o Encontro de Usuários do SEER (EUSEER), cuja primeira edição se deu em 2010, em Santa Catarina. O evento encontra-se, neste ano de 2012, em sua segunda edição, realizada em Brasília.

OBJETIVO DO EVENTO: O II Encontro Nacional de Usuários do SEER objetiva a promover o intercâmbio de informações e experiências entre os usuários do sistema, fortalecendo o uso da tecnologia e a produção de periódicos técnicos e científicos, assim como capacitando e verificando as possibilidades de novos serviços oferecidos pelo sistema. Trata-se de um evento de capacitação profissional, com ênfase em troca de experiências e criação de relações interpessoais de trabalho.

PÚBLICO ALVO: Usuários do SEER, ou seja, revisores, editores e equipes editoriais de revistas e outros interessados na editoração de periódicos eletrônicos.

Fonte: http://euseer.ibict.br