terça-feira, 17 de julho de 2012

Informativo Clube da Viola - Festival Violas e Repente - Jul 2012


CLUBE DA VIOLA
Informativo Eletrônico
Ano V – nº. 59 – Julho de 2012
Festival Violas e Repente - 60 Anos do Banco do Nordeste
Encantando Fortaleza
Após mais de 15 anos promovendo eventos com os maiores expoentes da Arte do Repente em nosso estado, o Clube da Viola vai produzir um espetáculo inédito nos dias 18 e 19 de Julho em Fortaleza: O Festival Violas e Repente – Especial 60 anos do Banco do Nordeste, comemorativo ao 60º aniversário do BNB.
Com a participação de 12 repentistas, representando cinco estados nordestinos, o show traz o que tem de mais expressivo atualmente na centenária Arte do Improviso. Um evento para encantar Fortaleza e, muito especialmente, os apologistas da Cantoria.
O Espetáculo
O show, uma mistura da complexidade do Improviso e da beleza da Poesia Cantada, é um momento raro para o deleite da platéia cearense, aliando a mais pura manifestação cultural do Nordeste – a Cantoria de Viola – à diversão, ao entretenimento para toda a família.


Os Artistas
Dividirão o mesmo palco em uma competição, disputando prêmios e troféus os renomados repentistas: Ivanildo Vila Nova, Raimundo Caetano, Louro Branco, Zé Viola, Sebastião Dias, João Paraibano, Valdir Teles, Zé Cardoso, Edvaldo Zuzu, Raulino Silva, Jonas Bezerra e Acrísio de França.
A Competição
Traçando um paralelo entre a cantoria de viola e o futebol, podemos comparar os festivais de repentistas ao campeonato brasileiro de clubes. Em determinados festivais, como os de Recife e Campina Grande, as disputas, as competições, são tão acirradas que essa comparação pode ser feita com a própria Copa do Mundo, ou seja, dentro do universo da Cantoria os festivais são o ponto culminante para o poeta cantador.
O Regulamento
Durante a competição, as duplas concorrentes terão que cumprir quatro tarefas de 5 minutos cada, que serão solicitadas por uma Comissão de Seleção, que já se reuniu previamente e elaborou temas e motes para serem desenvolvidos pelos cantadores.
O material preparado pela Comissão fica lacrado dentro de envelopes que só serão abertos no início da apresentação dos cantadores, mediante sorteio e na presença do presidente de uma Comissão Julgadora.
Os cantadores serão rigorosamente julgados em três aspectos: rima, métrica e oração (assunto/tema solicitado).
Serão atribuídas notas de 0(zero) a 10(dez) para cada uma das tarefas desempenhadas pelos artistas competidores. Os pontos obtidos na primeira noite (18/07) serão adicionados aos da segunda noite (19/07). A dupla vencedora do Festival Violas e Repente será aquela que obtiver a maior pontuação somando-se os resultados das duas etapas.
A Premiação
Os competidores farão jus a cachês (valores iguais para todos) e troféus para as três duplas melhor classificadas, além de placas de participação, alusivas aos 60 anos do Banco do Nordeste do Brasil.
Cartaz Promocional


Serviço:
Evento: Festival Violas e Repente - 60 Anos BNB
Local: BNB Clube Sede Aldeota – Av. Santos Dumont, 3646 – Aldeota – Fortaleza/Ce
Data: 18 e 19/07 – 20 Horas
Entrada Franca
Organização: Clube da Viola e Instituto Voz da Terra
Informações: Orlando Queiroz: (85) 9998.0827– 8547.9960- violanordestina@yahoo.com.br

Agenda dos próximos eventos do Clube da Viola
Teatro SESC Emiliano Queiroz
26 de Julho.............................................................. Zé Viola e Valdir Teles
30 de Agosto.................................... Geraldo Amâncio e Antonio de França
27 de Setembro............................................... Louro Branco e Miro Pereira