domingo, 22 de julho de 2012

Mexicanos transformam caminhão em biblioteca itinerante multiuso



A biblioteca possui portas em todas as laterais, que permitem o aproveitamento da luminosidade e ventilação natural. | Foto:Productora
A Fundação Alumnos47 apostou na ideia de construir uma biblioteca móvel para levar cultura às comunidades da Cidade do México. O projeto foi desenvolvido a partir da adaptação de um caminhão, que foi equipado com 1.200 livros.

Batizada de Biblioteca A47 Mobile, a estrutura é uma prévia de um grande projeto cultural da Fundação, cujo intuito é construir um museu de arte pública contemporânea. Como a construção do prédio só deve ser finalizada em 2014, o caminhão foi utilizado como uma alternativa rápida, prática e eficiente para permitir que a população da capital mexicana tenha acesso a livros e a um especo reservado para promover a cultura.

O projeto foi um verdadeiro desafio, pois os idealizadores não queriam que o caminhão fosse apenas uma biblioteca. Ele deveria ser estruturado para acolher diversas outras atividades culturais. O escritório de arquitetura Productora foi o responsável por transformar os 20 metros quadrados em um ambiente que correspondesse a todas essas premissas.

No lugar das tradicionais estantes, o baú do caminhão é equipado com bandejas desmontáveis, que ficam alocadas acima da cabeça dos visitantes. Além disso, ele possui portas em todas as laterais, que permitem o aproveitamento da luminosidade e ventilação natural, dando também mais liberdade e funcionalidade para o uso do espaço interno, em conexão com o exterior.

Entre as atividades que podem ser feitas no caminhão estão: apresentação de livros, clubes de cinema, leituras de poesia, workshops e muito mais. É através desta busca de novos objetivos que os usuários experimentam a mudança na ideia do significado de uma biblioteca. Longe de ser um arquivo inerte, a A47 é um organismo vivo, que permite novas abordagens que se transformam em imaginação e memória coletiva. Com informações do Domus.


Redação CicloVivo
Fonte: http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/5192/mexicanos_transformam_caminhao_em_biblioteca_itinerante_multiuso/