quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Audiolivros aproximam deficientes visuais da literatura em Ariquemes, RO


Por  Eliete Marques
Maria Venilda Rodrigues tem acesso a obras faladas (Foto: Eliete Marques/G1)
Os portadores de deficiência visual de Ariquemes, RO, estão tendo a oportunidade de conhecer obras literárias através dos livros falados. Uma parceria entre a Fundação Dorina Nowill para cegos de São Paulo, SP e a Biblioteca Municipal Pedro Tavares Batalha disponibiliza mais de 750 livros, entre obras faladas e em braile para o público.
A professora auxiliar do sistema braile da biblioteca, Rosangela Maria Lourencini, explica que o projeto Biblioteca Acessível já existe desde 2008. Atualmente, 19 pessoas participam das atividades no local. “As pessoas com deficiência visual tem audição aguçada, o que permite compreenderem e utilizarem esta ferramenta como fonte de novos conhecimentos”, ressalta Rosangela.
Os audiolivros são passados para aparelhos celulares, gravadores ou são emprestados para os usuários ouvirem na biblioteca ou em casa. “Aqui na biblioteca nós ouvimos e fazemos debates sobre as obras”, ressalta.
Com a doação das obras, deficientes visuais como Maria Venilda Rodrigues, de 52 anos, conhecem outras realidades. “Eu gosto muito de ouvir histórias e através do áudio eu conheço vários lugares do mundo”, conta Maria.
Com o incentivo, Maria Venilda também reforça os estudos. Ela é matriculada no Centro de Educação de Jovens e Adultos de Ariquemes (Ceejar) e leva o material didático para a biblioteca. A professora do sistema braile da biblioteca lê o conteúdo e grava, para que Maria possa repassar a matéria cobrada nas provas.
Alfabetização
Das 19 pessoas com deficiência visual que frequentam a Biblioteca Municipal sete estão em processo de alfabetização por meio do sistema braile. É o caso de Cremilda da Silva Teixeira, de 36 anos, que começa a reconhecer as letras.“Eu quero estudar e aprender coisas novas” conta.
saiba mais
Além dos audiolivros e das obras em braile, a biblioteca também oferece aulas voltadas para os deficientes visuais.