quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Pós Graduação em Ciência da Informação


Doutorado 2013
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Edital Nº 004/PGCIN/2012(Publicado em 13 de agosto de 2012)
Abertura de inscrições à seleção para o curso de DOUTORADO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO – Turma 2013, do Centro de Ciências da Educação/UFSC, segundo decisão do Colegiado, em reunião de 09 de agosto de 2012.

1 – Estarão abertas, de 12 à 21 de setembro de 2012, as inscrições à seleção para preenchimento de até 05 vagas do Curso de Doutorado em Ciência da Informação.

2 – A inscrição será recebida na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFSC, Centro de Ciências da Educação, sala 629, Campus Universitário, Trindade, Florianópolis, no horário das 14h às 18h, em até duas etapas. Na primeira etapa, entre 12 e 21 de setembro de 2012, o candidato deverá entregar todos os documentos listados no item 5, deste edital. A proposta de pesquisa de tese poderá, em segunda etapa, ser entregue até as 18h do dia 28 de setembro de 2012, na Secretaria do PGCIN/CED/UFSC.

3 – Os candidatos que optarem por se inscrever por via postal, também poderão fazê-lo em até duas etapas. Na primeira etapa, com data de postagem entre 12 e 21 de setembro de 2012 e recebimento na Secretaria do PGCIN/CED/UFSC até as 18h do dia 28 de setembro de 2012, o candidato deverá encaminhar todos os documentos listados no item 5, deste edital. A proposta de pesquisa de tese poderá, em segunda etapa, ser enviada até o dia 28 de setembro de 2012 (última data de postagem) com recebimento final na Secretaria do PGCIN/CED/UFSC até as 18h do dia 05 de outubro de 2012.



4 – As inscrições homologadas terão listagem nominal publicada na homepage do Programa (http://pgcin.paginas.ufsc.br/), até o dia 11 de outubro de 2012.

5 – Documentos exigidos para a inscrição:
  • Formulário de inscrição devidamente preenchido (em 2 vias) e assinado, disponível na secretaria do PGCIN/CED/UFSC e na homepage do Programa;
  • Cópia do diploma de graduação. Poderão ser admitidos diplomados em cursos de graduação no exterior, mediante o reconhecimento do diploma apresentado pelo Colegiado do curso. (conforme artigos 40 e 41 da Resolução Normativa 005/CUN/2010). O referido reconhecimento refere-se apenas à habilitação do candidato para participar do presente processo de seleção. O aceite para ingresso no Programa somente se efetivará mediante apresentação do diploma, no ato da matrícula;
  • Cópia do diploma de pós-graduação ou comprovante de ter concluído curso de pós-graduação, quando for o caso. Não é requisito para ingresso no Curso de Doutorado a conclusão de Curso de mestrado;
  • Cópia do Histórico escolar do(s) Curso(s) de graduação e pós-graduação;
  • Curriculum vitaeem formato Lattes, acompanhado dos documentos comprobatórios;
  • Cópia da Carteira de Identidade e CPF ou do passaporte (para candidatos estrangeiros);
  • Proposta de pesquisa de tese (especificar: tema, justificativa e delimitação do problema, objetivos, originalidade, relevância, breve e consistente revisão da literatura e referências). A proposta não deverá ultrapassar a quinze laudas, incluídas as referências, mas excluídas a partes pretextuais: capa, folha de rosto, sumário.
OBS: a) A documentação deverá ser entregue, no ato da inscrição, em envelope lacrado e sobrescritado com identificação nominal do candidato; b) no ato da inscrição, a Secretaria do Programa não fará a verificação dos documentos entregues, sendo de responsabilidade do candidato essa verificação; c) A falta de qualquer um dos documentos acima listados tornará inválida a inscrição, que não será homologada.

6 – A seleção será realizada em três fases:

1ª Fase – a) Avaliação da proposta de pesquisa de tese: serão consideradas a qualidade da proposta, a sua adequação à Linha de Pesquisa escolhida e a possibilidade de orientação; b) Análise do Curriculum vitae. Serão apreciados: Histórico escolar do Curso de graduação e Pós-graduação, considerando-se a indicação do candidato no caso do mesmo possuir mais de uma graduação; a comprovação documental e o teor da produção escrita publicada; a comprovação documental da prática docente e treinamento em pesquisa em Ciência da Informação ou áreas afins; estas informações também subsidiarão a avaliação da proposta de pesquisa de tese e a realização da entrevista. Instrução normativa publicada no site até 06/09/2012 apresentará os critérios e pesos quanto da análise do currículo e propostas de projeto.

  Publicação, na homepage do programa, da listagem dos aprovados na 1a Fase: 26 de outubro de 2012.

2ª Fase – Prova Escrita: 07 de novembro de 2012, às 14h e 30min, no Prédio “A” do Centro de Ciências da Educação/CED. Os candidatos devem comparecer às 14h a este local para encaminhamento às salas de realização da prova. Não será permitida a entrada após o início da prova. Esta terá duração máxima de três horas e meia.

3ª Fase – Entrevista: 05 e 06 de novembro de 2012. O enfoque será o problema e os objetivos apresentados na proposta de pesquisa de tese, considerando ainda os dados do Curriculum vitae, a justificativa da escolha deste Programa de Pós-Graduação e da linha de pesquisa, a disponibilidade de orientação, bem como a disponibilidade de tempo que o candidato terá para dedicar-se ao Programa, após o seu ingresso.

- 30 de novembro de 2012. Publicação na homepage do programa da lista final dos aprovados para ingresso em 2013.

7 – O Curso reserva-se o direito de não preencher todas as vagas.

8 – No caso de não ser confirmada a matrícula, no respectivo período, de candidato selecionado para ingresso em 2013, o mesmo será imediatamente substituído pelo candidato seguinte na lista de classificados que atenda a todos os critérios da 3a Fase de seleção e, especialmente, a disponibilidade de orientação.

9 – Os candidatos aprovados no processo de seleção, quando da matrícula, deverão atender os requisitos exigidos na Resolução Normativa 005/CUN/2010.

10 – Os candidatos não selecionados deverão retirar a documentação apresentada, no período de18 à 27 de março de 2013. Após esta data, o material será destruído.

11 – Não caberão recursos às decisões da Comissão de Seleção.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO