quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Bibliotecas Itinerantes


No decorrer de nossa vida acadêmica, certamente já ouvimos falar das Bibliotecas Itinerantes. Estas são bibliotecas que se locomovem, mas como?

É um acervo de livros, periódicos e outros documentos que pode ser levado em veículos, como: bicicletas, vãs, ônibus e outros. Os acervos podem ser compostos pelos diversos ramos da leitura. Diferentemente das bibliotecas físicas, estáticas, a biblioteca itinerante, não permanece num único lugar, pelo contrário, ela pode estar em determinada localidade hoje, mas logo logo tem de espalhar a leitura em outro lugar, talvez próximo, talvez mais distante.

Como citado agora pouco, o propósito da biblioteca itinerante é o de promover o despertamento pela leitura, buscando fazer com que o público tenha interesse pela mesma, visto que no nosso país o índice de leitores é baixo se comparado a outros países, como exemplo aos da Europa, onde a população na sua grande maioria tem o hábito da leitura como importante. Vemos grandes organizações que possuem esse tipo de projeto no que diz respeito a estimular a leitura e estas são de grande destaque em todo o país. 


Um exemplo de biblioteca itinerante é o PROJETO BIBLIOTECA ITINERANTE DO PÓLO DA MODA DE MURIAÉ. Muriaé é uma cidade do estado de Minas Gerais e lá está localizado um pólo industrial do ramo de confecções. Percebendo-se o percentual de pessoas que possuíam baixo grau de estudo, neste pólo, então duas empresárias do ramo das confecções deste pólo (Solange Maria Montesano Adriano e Dolores Maria Montezano Adriano), em parceria com a CONDESC (Conselho de Desenvolvimento Econômico, Social e Cultural de Muriaé e Região) e a Prefeitura Municipal de Muriaé se uniram para desenvolver o projeto da biblioteca itinerante.

"Ao olhar para a escolaridade dos funcionários, percebe-se a falta de qualificação formal no setor. Os funcionários com ensino fundamental completo são responsáveis por 45,73% do total de empregados, enquanto os que nem chegaram a concluir o ensino fundamental chegam a 9,22%. Apenas 32,83% dos empregados chegaram a se formar no ensino médio, os que não concluíram essa etapa representam 8,67% do número total de funcionários do setor. Quando considerados os empregados com ensino superior completo (1,86%), fica clara a necessidade de mais qualificação." Pág. 40, Diagnóstico da Industria de Vestuário de Muriaé e Região 2010. (CODESC 2011)

A partir daí também são expostos os objetivos, metas e os resultados esperados por este projeto. Acredita-se que aquilo que se deseja alcançar com tais projetos deve ser o aumento de leitores no país e o baixo índice de analfabetismo dentro dos lares da população.


Referência

PROJETO BIBLIOTECA ITINERANTE DO POLO DA MODA DE MURIAÉ.Disponível em Acesso em 24 de outubro de 2012.