terça-feira, 23 de outubro de 2012

Boletim da Biblioteca Nacional: BN sedia Colóquio França-Brasil: Olhares Cruzados

Boletim nº257FALE CONOSCO OU CADASTRE-SE
22 de Outubro de 2012

DESTAQUE
Biblioteca Nacional sedia Colóquio França-Brasil: Olhares CruzadosA Biblioteca Nacional realiza nesta segunda (22/10) e terça-feira (23) o ColóquioFrança-Brasil: Olhares Cruzados, feito em parceria com a Biblioteca Nacional da França, a Mediateca da Maison de France e o Consulado Geral Francês no Rio de Janeiro. O colóquio faz parte de um calendário de eventos anuais criados em 2008 pelas bibliotecas nacionais dos dois países com o objetivo debater cultura e literatura e as particularidades franco-brasileiras. Os interessados poderão fazer suas inscrições pelo e-mail coloquiofrbr@bn.br até o início da tarde desta segunda-feira. São oferecidas 150 vagas. O evento será no Auditório Machado de Assis, na Rua México, s/n – Centro – Rio de Janeiro.
Gastronomia em foco no Colóquio França-BrasilUm debate gastronômico com a participação do Chef Renato Freire, da Confeitaria Colombo, e do Chef Damien Montecer, do Restaurante Térezè, abre nesta segunda, na Biblioteca Nacional, o Colóquio França-Brasil. Eles contarão um pouco de suas histórias, e da mistura das gastronomias francesa e brasileira. Após a palestra, haverá o lançamento da Revista Gastronomia Rio, focada no mercado da alta gastronomia do Rio de Janeiro. 
Fotografia, urbanismo e literatura franco-brasileiraNa terça-feira, dia 23/10, o Colóquio França-Brasil reunirá especialistas franceses e brasileiros para debaterem temas como fotografia, urbanismo e literatura, tendo como pano de fundo a relação cultural franco-brasileira. Entre os convidados estão Michel Riaudel, professor da Université de Paris X (Nanterre), Régine Piersanti, Diretora da Biblioteca Nacional da França, Angela Monteiro Bettencourt, Diretora da Biblioteca Nacional Digital, Augusto Ivan de Freitas Pinheiro, Urbanista e Escritor, Joaquim Marçal, professor e pesquisador da Biblioteca Nacional, e a escritora Ilda Mendes. As inscrições devem ser feitas através do email coloquiofrbr@bn.br. Mais informações pelo telefone (21) 22204281.
EDITAIS
Divulgados projetos habilitados nas Bolsas de Criação e CirculaçãoA Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC) divulgou nesta segunda-feira, 22/10, a lista das propostas habilitadas na primeira fase do projeto das Bolsas de Criação e Circulação Literária BN/Funarte. Os recurso deverão ser enviados até a próxima quarta-feira, 24/10, 2 (dois) dias úteis conforme prazo estabelecido pelo edital, somente por meio eletrônico e utilizando os formulários disponíveis no site www.bn.br.  Após análise dos recursos, será iniciada a Etapa 2, que consiste na avaliação dos projetos habilitados pela Comissão de Seleção, sob coordenação da equipe da Fundação Biblioteca Nacional. Veja aqui a lista de projetos habilitados e as orientações para recurso.


INTERNACIONALIZAÇÃO
Publicada portaria que cria o Comitê Organizador Frankfurt 2013O Ministério da Cultura e o Ministério das Relações Exteriores publicaram a Portaria Interministerial que institui o Comitê Organizador encarregado de coordenar a participação do Brasil na Feira do Livro de Frankfurt em 2013. De acordo com a portaria, o Comitê Organizador, presidido pela Fundação Biblioteca Nacional, será responsável por planejar e executar a programação brasileira na Feira e as atividades a serem desenvolvidas na Alemanha durante o período que a antecede, bem como fazer gestões necessárias com instituições brasileiras e alemãs. O Comitê Organizador será composto por um presidente, um gerente-executivo e os subcomitês de Tradução e Publicação, Programação Cultural e Estande Coletivo de Editoras do Brasil. Veja a portariana íntegra.
POLÍTICA CULTURAL
Novo Colegiado do Livro, Leitura e Literatura tem voto pela internetEstá aberta a eleição, pela internet, dos delegados estaduais que elegerão os novos membros do Colegiado Setorial do Livro, Leitura e Literatura no Fórum Nacional de Políticas Culturais, que acontece em novembro. A votação termina nesta terça-feira, dia 23/10. Para participar, o eleitor habilitado deverá acessar a página cnpc.cultura.gov.br. Após fazer o login para se identificar, o eleitor terá acesso à área de votação, na qual poderá escolher apenas um candidato. Os representantes eleitos por cada estado vão participar do Fórum Nacional Setorial, entre 21 e 23/11, em Brasília. Para mais informações, acesse o site do MinC
AGENDA CULTURAL
Biblioteca Nacional lança Coleção Biblioteca Básica BrasileiraNesta quinta-feira, dia 25/10, às 18h, será lançada na Biblioteca Nacional a Coleção Biblioteca Básica Brasileira – BBB, em homenagem aos 90 anos de nascimento do antropólogo, educador e escritor Darcy Ribeiro. A coleção, que será destinada às bibliotecas públicas brasileiras, é uma coedição entre a Fundação Biblioteca Nacional (FBN), a Fundação Darcy Ribeiro e a Editora UnB, e conta com ensaios e obras clássicas da Literatura Brasileira. O primeiro volume será América Latina: A Pátria Grande, escrito pelo próprio Darcy, com temática da identidade latinoamericana sob os aspectos histórico-culturais, políticos e sociais. Ao todo, a Coleção Biblioteca Básica Brasileira contará com 150 títulos, divididos em três partes com 50 obras em cada. A previsão é que, a partir de janeiro, os 10 primeiros livros da Coleção cheguem às prateleiras das bibliotecas públicas brasileiras.
Sarauê no jardim da BNNa próxima sexta-feira, dia 26/10, às 18h, os jardins da Biblioteca Nacional recebem nova edição do Sarauê, um sarau de poesia, música e performance, com curadoria do poeta e jornalista Claufe Rodrigues, que oferece ao público presente a oportunidade de conhecer alguns dos melhores poetas da cidade. Na edição de outubro, o homenageado é Carlos Drummond de Andrade. O encontro abre espaço para novos autores que estão lançando livros e tem microfone aberto para os novos poetas presentes.
PROLER
Sustentabilidade em pauta na Casa da LeituraO projeto Terças Culturais, promovido pela Casa da Leitura/Proler/FBN, recebe no dia 23/10, às 18h, o jornalista e escritor Joel Gehlen para falar sobre o Modelo de Sustentabilidade Cultural aplicado no Festival de Dança de Joinville e lança Palco da Sagração, exemplar comemorativo aos 30 anos do Festival que é considerado o maior evento do gênero no mundo, segundo o Guiness Book. A iniciativa faz parte da programação da VII Semana de Artes de Laranjeiras e Cosme Velho. A Casa da Leitura fica na rua Pereira da Silva, 86 – Laranjeiras – Rio de Janeiro. Entrada Franca.
BDB
Biblioteca Demonstrativa realiza II Noite EncantadaA Biblioteca Demonstrativa Conceição Salles (W/3-Sul, EQ. 506/7, Brasília) realizará, como parte das comemorações do mês da criança, a II Noite Encantada, evento voltado para crianças e jovens entre 7 e 12 anos e que tem como objetivo estimular a leitura e a frequência à biblioteca. O evento será nesta sexta-feira, dia 26/10, com início às 20h e término às 8h do dia seguinte. A garotada dormirá na Biblioteca Demonstrativa e terá uma noite com estórias, baile a fantasia, lanches e brincadeiras. Mais informações pelos telefones (61) 3443-2489 ou 3244-3015.

Rio Cidade-Paisagem
Espaço Cultural Eliseu Visconti - Rua México, S/Nº, Centro - Terça a Sexta, das 10h às 18h. Sábados, domingos e feriados das 12h às 17h.Ilusões em preto-e-branco e colorido: periódicos de cinema no acervo da BN
Segunda a sexta, 9h às 20h. Sábados, domingos e feriados, 12h às 17h. Entrada franca.
Ao Pio Leitor...a Virtude: Humildade
Segunda a sexta, das 10h às 17h, no salão de Obras Raras - 3o andar

Gazeta do Povo
A leitura de boca em boca
Amigos do Livro
Feira do Livro de Frankfurt 2013Prefeitura de Fortaleza - CE
Sete bibliotecas da Rede Municipal foram selecionadas para o Programa Livro PopularJornal do Brasil
Biblioteca Nacional pode liberar edital a qualquer momentoLiter & Art Brasil
Colóquio França-Brasil: olhares cruzadosDiário de Itapoá - SC
Biblioteca Pública recebe mais de 600 novas obras literáriasEu Vou Passar
FGV fará concurso para 44 vagas na Fundação Biblioteca NacionalJornal Dia Dia
Inscrições abertas para o Colóquio França Brasil: Olhares CruzadosInteligemcia
Inscrições abertas para o Colóquio França Brasil: Olhares Cruzados RIOSCOPE
Colóquio "França-Brasil: Olhares CruzadosEstadão
Exposição resgata a história fluminense da Colônia até hoje
Rede Candanga
FBN abre inscrições para Prêmio Literário 2012Blog do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) 
Biblioteca Nacional publica livro sobre salvaguarda do acervo
CBL
Feira do Livro de Frankfurt 2012Blog da Beth Baltar
Biblioteca Nacional publica livro sobre salvaguarda do acervoJornal da Manhã - Ponta Grossa
Como a biblioteca ajuda na formação de jovens leitoresGoverno do Estado do Paraná
Nova Seção Infantil será reinaugurada durante Semana do LivroPUC - RJ
notícias | colóquio frança brasil abre inscriçõesJornal Grande Bahia
Traduções de autores brasileiros dão um salto após programa de incentivo alemãoNoca
Últimas semanas de inscrições para XIV Proler e 6º Salão do Livro de CaxiasO GLOBO - PRELO
Drummond no Sarauê
A Gazeta
FGV fará concurso para 44 vagas na Fundação Biblioteca NacionalNotícias Unisanta
Novas tecnologias e Educação será um dos temas do XVI Encontro Anual do Proler, nos dias 24 e 25 de outubroNanuque Virtual
Biblioteca Pública Municipal recebe lote de 620 livros novosRondônia Digital
Ministério da Cultura moderniza Biblioteca de CacoalPublishNews
Colóquio França Brasil com inscrições abertasPantanal News
Governo cria Comitê Organizador do Brasil na Feira do Livro de Frankfurt 2013BoqNews
Inscrições abertas para o Colóquio França Brasil: Olhares CruzadosNotícias Universia 
Fundação Biblioteca Nacional lança revista Machado de AssisGoverno do Estado de São Paulo
Literatura brasileira busca estrangeirosO Globo - Bairros
Messianismo no Brasil é tema de debate no CentroPortal Aprendiz - UOL
Biblioteca Nacional lança revista com textos de brasileiros traduzidos para inglês e espanholPrefeitura de Osasco
Bibliotecas Municipais adquirem mais de 5 mil livros por meio da Fundação Biblioteca NacionalGazeta do Povo
Prêmio da Biblioteca Nacional recebe inscriçõesG1 
FGV fará concurso para 44 vagas na Fundação Biblioteca NacionalSPS Concursos
FGV fará concurso para 44 vagas na Fundação Biblioteca Nacional

38ª Feira do Livro de Pelotas (RS)
31/10 a 18/11Feira Municipal do Livro de Bom Retiro do Sul (RS)
27 a 29/108ª Feira do Livro de Santa Maria do Herval (RS)
27 a 29/10Feira do Livro de Sertão Santana (RS)
27 e 28/1058ª Feira do Livro de Porto Alegre Porto Alegre (RS)
26/10 a 11/1129ª Feira do Livro de Frederico Westphalen (RS)
26 a 28/104ª Municipal do Livro de Pareci Novo Pareci Novo (RS)
26 e 27/10Feira do Livro e Mostra de Trabalhos Marques de Souza (RS)
26 e 27/1058ª Feira do Livro de Porto Alegre (RS)
26/10 a 11/11
FLIM – Festa Literária do Medianeira / Curitiba (PR)
22 a 27/10II Feira de Livros e Quadrinhos de Natal – FLiQ Natal (RN)
22 a 26/1028ª Feira do Livro de Campo Bom (RS)
23 a 28/103ª Feira do Livro de Sarandi (RS) 
23 a 26/1026ª Feira do Livro de Cachoeirinha (RS)
20 a 28/10Feira do Livro de Encruzilhada (RS)
20 a 24/103º Salão do Livro de Presidente Prudente (SP)
18 a 28/1012ª Feira do Livro de Araricá (RS)
18 a 23/10
Para mais informações, acesse o site do Circuito Nacional de Feiras