quarta-feira, 17 de outubro de 2012

III Jornada Arquivística da UNIRIO e Lançamento de Livro




A XXIII Jornada Arquivística da UNIRIO, promovida pela Escola de Arquivologia e o Mestrado em Gestão de Documentos e Arquivos, será realizada entre 22 e 24 de outubro de 2012, no auditório Paulo Freire do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH) da UNIRIO.
Nesta edição os temas contemplados serão os impactos da lei de acesso à informação, a comunicação científica e a avaliação de programas de pós-graduação.
Serão lançados os livros Novas dimensões da Pesquisa e do Ensino em Arquivologia no Brasil e a Revista "Informação Arquivística".
As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas na Escola de Arquivologia ou pelo e-mail cch_arquivologia@unirio.br , com os seguintes dados: Nome, E-mail, Telefone e Instituição. Também poderão ser realizadas no local, a partir das 18 hs., no dia 22 de outubro. Serão fornecidos certificados de participação.
O endereço do CCH é Avenida Pasteur, 458, Urca.
Participe!
Programação

22/10 – 19 hs. Abertura e Mesa sobre o tema “Configurações e desafios da Lei de Acesso à Informação”
Convidados: Prof. José Maria Jardim (PPGARQ/UNIRIO) e Sr. Marcelo Paluma Ambrózio (GCU -  Rio de Janeiro )
Lançamento do livro "Novas dimensões da Pesquisa e do Ensino em Arquivologia no Brasil", organizado por Anna Carla Almeida Mariz, José Maria Jardim e Sérgio Albite (PPGARQ/UNIRIO)

23/10 – 19 hs . “A Lei de Acesso à Informação e as instituições arquivísticas”
Convidados: Prof. Paulo Knauss (Diretor do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro/PPGARQ-UNIRIO),  Dra. Beatriz Kushnir (Diretora do Arquivo da Cidade do Rio de Janeiro/PPGARQ-UNIRIO) e  Prof. Jaime Antunes da Silva (Diretor-Geral do Arquivo Nacional)

24/10 –  19 hs . “Comunicação Científica e Avaliação dos Programas de Pós-Graduação”
Convidados: Profa. Sandra Lúcia Rebel Gomes (PPGCI/UFF) – O Acesso Aberto à Informação Científica; Profa. Nair Kobashi (O Qualis como elemento de avaliação  na área de Ciências Sociais Aplicadas I da CAPES). Debatedora: Profa. Nanci Oddone (PPGB /UNIRIO).
Lançamento da Revista “Informação Arquivística”, da Associação dos Arquivistas do Estado do Rio de Janeiro.