terça-feira, 23 de outubro de 2012

Lançamento de livros


DIRETRIZES DA IFLA PARA BIBLIOTECAS PÚBLICAS. Federação Internacional de Associações de Bibliotecários e Bibliotecas (IFLA). Tradução: Antonio Agenor Briquet de Lemos. Brasília, DF: Briquet de Lemos / Livros, 2012. 164 p

A International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA), ou, em português, Federação Internacional de Associações de Bibliotecários e Bibliotecas, há quase 40 anos, em 1973, publicou a primeira edição de Standards for public libraries. Em 1986 surgiu a IFLA Guidelines for public libraries.
Nova mudança ocorreu em 2001, com o aparecimento da primeira edição do que passava a ser uma nova publicação: The public library service: the IFLA/UNESCO guidelines for development.
O livro agora publicado pela editora Briquet de Lemos, é a tradução da segunda edição da obra acima, cujo original foi publicado em 2010.
OFAJ


LIVRO SOBRE BIBLIOTECA ESCOLAR

MORO, Eliane Lourdes da Silva (Orgs.). Biblioteca escolar: presente. Porto Alegre: Editora Evangraf/CRB-10, 2011. 232p.

Livro organizado por Eliane Lourdes da Silva Moro, Lizandra Brasil Estabel, Loiva Teresinha Serafini e Uli Kaup. Os capítulos do livro, quase todos elaborados pelas organizadoras, aborda temas mais gerais - "Bibliotecas escolares: uma trajetória de luta, de paixão e de construção da cidadania", "Gestão da Biblioteca Escolar", "Novas Tendências para as Bibliotecas Escolares Brasileiras" - como também aspectos voltados para a situação das bibliotecas escolares no Rio Grande do Sul - "Sistema Estadual de Educação: bibliotecas presentes e ausentes nas escolas do Rio Grande do Sul", "Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares em Ação", "Bibliotecas Gaúchas: cultura e conhecimento ao longo da história".