terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Boletim da Biblioteca Nacional: Fórum Nacional Setorial do Livro acontece em Brasília


Boletim nº262FALE CONOSCO OU CADASTRE-SE
03 de Dezembro de 2012

DESTAQUE
Fórum Nacional Setorial do Livro acontece em Brasília Nos dias 13 e 14/12 acontece o Fórum Nacional Setorial do Livro, Leitura e Literatura, em Brasília. Nesse fórum haverá a eleição para renovar os representantes do Colegiado e do Conselho Nacional de Políticas Públicas (CNPC). Quem irá escolher esses nomes são os delegados já eleitos por meio de votação digital, realizada no mês de novembro. O Fórum tem como um dos objetivos discutir as diretrizes para as políticas públicas do setor, visando a revisão e definição das metas decenais do Plano Setorial de Livro, Leitura e Literatura. Cabe ao Colegiado Setorial debater, acompanhar e fornecer subsídios para a definição de políticas, diretrizes e estratégias relacionadas ao setor.
EDITAL
Termina dia 6/12 o edital de Pontos de Leitura da Cultura Negra Termina nesta quinta-feira, 6/12, o prazo para inscrição de instituições interessadas em gerir e implantar o edital do projeto de implantação de Pontos de Leitura de Cultura Negra em todos os estados brasileiros. O edital prevê a implantação de 27 pontos para fomentar a leitura nas comunidades atendidas e também oficinas de formação de escritores como forma de ampliar a presença dos criadores negros na cultura brasileira, que integra as políticas afirmativas de combate ao racismo anunciadas recentemente pelo Ministério da Cultura. O edital prevê R$ 3.200.000,00. Veja o edital aqui.


ACERVO
Biblioteca Nacional na cerimônia Memória do Mundo 2012 A Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MInC) foi contemplada este ano pelo conjunto de Atlas e Mapas mural de Ciera como Memória do Mundo, da UNESCO. Eles são únicos no planeta e mostram a demarcação de fronteiras entre os domínios das coroas espanhola e portuguesa na Região Sul da América Meridional. Produzidos pelo cartógrafo Miguel Antônio Ciera, abrangem desde a foz do rio da Prata até a confluência do rio Paraguai com o Jauru. A cerimônia acontece nesta terça-feira, 4/12, no Arquivo Nacional (Praça da República, nº 173, Centro, Rio de Janeiro, RJ), às 17h.
PNLL
Livro e Leitura é tema de seminário no Congresso A Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados realizou, na última terça-feira (27/12), um seminário sobre o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e sua implementação nos estados e municípios. Entre os convidados, o presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MInC), Galeno Amorim, e a secretaria-executiva do PNLL, Lucília Garcez. A Frente Parlamentar da Leitura, coordenada pela deputada Fátima Bezerra (PT-RN), responsável pela mobilização, conseguiu incluir o livro e leitura entre as áreas contempladas pela emenda da comissão no orçamento de 2013.
PARCERIA
Fundação Biblioteca Nacional e Instituto Goethe assinam parceria A Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MInC) e o Centro Cultural Brasil-Alemanha/Instituto Goethe de São Paulo (CCBA/GISP) assinaram na última quinta-feira (29/11), um termo de parceria para aprofundar as cooperações entre os dois países no campo da literatura, da tradução e do intercâmbio cultural. O documento prevê o desenvolvimento de projetos para fortalecer a presença do Brasil na Feira do Livro de Frankfurt 2013, quando será o país homenageado.
INTERNACIONALIZAÇÃO
Novos projetos aprovados no Programa de Apoio à Tradução
O Centro Internacional do Livro, da Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC), aprovou 14 novas bolsas de apoio à tradução de autores brasileiros no exterior e selecionou cinco projetos de intercâmbio de autores brasileiros na Espanha, Irlanda, Israel e Argentina. De 14 obras que receberam apoio de tradução, seis serão publicadas na Alemanha. Com a homenagem ao Brasil na Feira do Livro de Frankfurt, o interesse pela literatura brasileira vem crescendo no país. Esta é a última divulgação de bolsas no ano, mas o edital segue aberto. Veja as listas dos selecionados e conheça detalhes do edital.
Centro Internacional do Livro faz balanço de 2012 O Centro Internacional do Livro, da Fundação Biblioteca Nacional, anunciou, na última semana, os resultados do primeiro ano completo do programa de difusão da literatura brasileira no exterior, instituído em julho de 2011. Os números obtidos este ano superaram as expectativas. Foram concedidas 131 bolsas de tradução, 14 bolsas para intercâmbio de autores brasileiros no exterior, 10 bolsas de apoio à publicação em países de língua portuguesa e 15 bolsas de residência de tradutores estrangeiros no Brasil. Todos os editais continuam abertos em 2013.
AGENDA CULTURAL
Twitteiros culturais se reúnem na Biblioteca Nacional Na próxima sexta-feira, 7/12, às 16h, os twttiteiros culturais do Rio de Janeiro (@ETC_Rio) tem um encontro na Biblioteca Nacional para debater a Cultura em tempos de Twitter: mil e uma possibilidades. O encontro terá entre os debatedores personalidades que utilizaram com frequência as mídias sociais: Galeno Amorim, presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Claudia Costin, Secretária da Educação da cidade do Rio de Janeiro, e Cora Ronai, jornalista de O Globo, com mediação de José Luiz Goldfarb, curador do prêmio Jabuti. A iniciativa é da Fundação Biblioteca Nacional e do @ETC_Rio.
Cerimônia do Prêmio Camões será no dia 12 na Biblioteca Nacional No próximo dia 12/12 (quarta-feira), às 18h30, acontece na Biblioteca Nacional (Auditório Machado de Assis) a cerimônia de entrega do Prêmio Camões 2012, vencido este ano pelo escritor Dalton Trevisan. O prêmio, de 100 mil euros, e concedido pelos governos brasileiro e português, é o mais importante da língua portuguesa.
Na Biblioteca Nacional, a coleção Memória do Mundo A Biblioteca Nacional apresenta até sexta-feira, dia 7/12, cerca de 30 peças pertencentes ao acervo da BN reconhecidos pela Unesco como Memória do Mundo. São eles: a Carta de Abertura dos Portos, as gravuras da Oficina do Arco do Cego, as óperas de Carlos Gomes, as fotografias de D. Pedro II, a coleção Alexandre Rodrigues Ferreira e os Mapa e Atlas de Ciera. O Programa Memória do Mundo, da Unesco, foi criado em 1992, com o objetivo de dar luz aos arquivos, acervos e peças de relevância para a cultura da humanidade. Saiba mais aqui.
Origens e transformações da fé que seduz o Brasil O tradicional encontro Biblioteca Fazendo História, organizado pela Revista de História da Biblioteca Nacional, traz para o ultimo evento do ano os convidados Eduardo Refkalefsky e Silvia Patuzzi para debater a história, as transformações e as polêmicas da religião que mais cresce no Brasil. O Debate acontece na segunda-feira da próxima semana, dia 10/12, às 16h, no Auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional, localizado na Rua México s/n – Centro – RJ. Entrada Franca.

Olhares do Céu nos Livros Raros
3o Andar da Biblioteca Nacional. Segunda a sexta das 10h às 17h. Entrada Franca. Resíduos e Memória – O acervo raro recolhido pelo Programa de Coleta Seletiva do Bairro de São Francisco
2º andar da Biblioteca Nacional. Segunda a Sexta das 9h às 20h. Sáb. das 9h às 17h. Entrada Franca
Rio Cidade-Paisagem
Espaço Cultural Eliseu Visconti - Rua México, S/Nº, Centro - Terça a Sexta, das 10h às 18h. Sábados, domingos e feriados das 12h às 17h. Ilusões em preto-e-branco e colorido: periódicos de cinema no acervo da BN
Segunda a sexta, 9h às 20h. Sábados, domingos e feriados, 12h às 17h. Entrada franca.

JORNAL NACIONAL - REDE GLOBO
Relíquias encontradas no lixo viram objetos de exposição no RJ
Maringá - PR
Programa de leitura de Maringá é finalista ao prêmio nacional Vivaleitura Maxpress
Divisão de Cartografia da Biblioteca Nacional lança catálogo Maxpress
Divisão de Cartografia da Biblioteca Nacional lança catálogo Diário Digital - Portugal
Brasil: Três editoras portuguesas seleccionadas em programa de bolsas Folha Dirigida - RJ
Diretora festeja concurso, mas destaca a necessidade de outros O Globo
Brasil encontra o México
O Estado de São Paulo
2012: o ano do vampiro de Curitiba
A Voz da Serra Online - RS
Concurso público para a Fundação Biblioteca Nacional: inscrições ate 10/12 Polícia Militar - TO
Polícia Militar recebe acervo doado pela Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro Expresso MT
Biblioteca Monteiro Lobato recebe livros e equipamentos novos, entrega oficial acontece amanhã Portal do Governo do Estado do Espírito Santo
Escola de Cachoeiro de Itapemirim é finalista em concurso realizado pela Fundação Biblioteca Nacional Portal do Governo do Estado do Espírito Santo
Escola de Cachoeiro de Itapemirim é finalista em concurso realizado pela Fundação Biblioteca Nacional A Tarde
Concursos ofertam 5.479 vagas em todo o País Publishnews - SP
FBN aprova mais projetos para o Programa de Apoio à Tradução Pantanal News - MS
Novas obras integram Exposição Literária da Biblioteca Isaías Paim O Girassol - TO
Polícia Militar recebe acervo doado pela Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro Associação Alagoana de Profissionais em Biblioteconomia
Biblioteca Nacional lança editais para autores e criadores negros A Crítica - MS
Novas obras integram Exposição Literária da Biblioteca Isaías Paim Folha de São Paulo
Biblioteca Nacional anuncia vencedores de bolsas de tradução
Publishnews - SP
FBN e Instituto Goethe assinam parceria Panorama Brasil
Ministério da Cultura lança editais para produtores e criadores negros Agência Brasil - EBC
Exposição em SP conta a história do Brasil por meio da fotografia

Feira Nacional do Livro Espírita, Goiânia (GO)
09 a 23/12 1º Encontro Literário do Sul e Sudeste Paraense, Marabá (PA)
06 a 07/12 I Feira do Livro Ginásio de Esportes de Tomé-Açu (PA)
06 a 07/12
I Feira Literára do Projeto Contágio pela Leitura / Água Nova (RN)
03 a 04/12 8ª Feira Literária de Viamão
02 a 04/12
Para mais informações, acesse o site do Circuito Nacional de Feiras