quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Minha Biblioteca


Já pensou percorrer diversas Bibliotecas por todo esse mundo?

Nós vamos nos deparar com diversas diferenças, quer seja no acervo, na qualidade dos serviços oferecidos, no pessoa e etc.

Se pesquisarmos na internet algumas imagens sobre Bibliotecas, surgirá cada uma mais bonita que a outra. Isso se deve ao fato de que nas cidades, estados e países, grande parte das pessoas tem interesse de tornar a Biblioteca um ambiente bonito, que não represente aquela velha imagem que já conhecemos, que tanto já ouvimos falar: A Biblioteca não é lugar de escuridão, lugar de silêncio e outras expressões. Isso já soa um tanto que arcaico não é mesmo leitor? Hoje nós adentramos as diversas Bibliotecas e mesmo com um leve pedido de silêncio, as pessoas, ainda que bem baixinho, estão lá conversando (não sabemos se acerca dos livros que estão lendo, sobre trabalhos ou outros assuntos) e isso torna o ambiente mais interativo.

Quando pensamos em minha Biblioteca, muita coisa entra em questão. Possivelmente na nossa Biblioteca não iremos trabalhar com códigos de classificação e catalogação, bases de dados e todas as ferramentas apropriadas para a organização e disseminação da informação, porém não deixaremos de nos preocupar com algo importante: a conservação e preservação do nosso acervo, independente do tamanho.

Minha Biblioteca não requer a dependência da laicidade ou qualquer outra barreira que tente reprimir a inserção de um exemplar da Bíblia (apesar de já ter sido defendido pela lei a inserção de um exemplar da Bíblia nas Bibliotecas), por exemplo, mas muito pelo contrário, nela posso inserir a quantidade de livros sobre o cristianismo que eu puder, afinal ela é minha Biblioteca. Uma Biblioteca onde adentramos e fechamos a sua porta e ali podemos nos utilizar do espaço para os nossos diversos estudos.

O ambiente fica ao nosso critério. Se será rústico, com móveis no estilo medieval ou se será num estilo mais atual ou até mesmo futurístico, dotado das diversas tecnologias: notebooks, tablets..., isso cabe a nós, que detemos o domínio sobre ela.

Compreende o que pode ser minha Biblioteca?