quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Moradores de reassentamentos conquistam incentivos para a leitura


Por Portal Rondônia
Os moradores dos reassentamentos São Domingos, Riacho Azul e Santa Rita estão conhecendo novas histórias, adquirindo novos conhecimentos e ampliando seus horizontes por meio da leitura. É o programa Arca das Letras que chegou esta semana aos reassentamentos como uma das ações parceiras da comunidade, Emater e Santo Antonio Energia.
O programa Arca das Letras, implantado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, amplia o acesso à leitura no meio rural através de bibliotecas comunitárias com acervos de cerca de 200 livros que incluem títulos da literatura brasileira e estrangeira, material didático, publicações técnicas e histórias em quadrinhos. Os livros são colocados em um móvel, chamado de arca, que é levado para a casa de um morador da comunidade que fica responsável pelo empréstimo e pela manutenção das obras. Este morador é o Agente de Leitura, escolhido pela comunidade e capacitado durante um treinamento de oito horas.
No reassentamento São Domingos, na margem esquerda do rio Madeira, onde vivem 22 famílias, o agente de leitura é o agricultor Cristiano Fernandes, de 33 anos. Casado e pai de 5 filhos, Cristiano cultiva macaxeira, maracujá e pimenta. Agora, será responsável também por cuidar do empréstimo dos livros para a comunidade. “O móvel com os livros vai ficar na sala da minha casa. Ler, nos permite viajar por outros mundos e nos dá novos conhecimentos. Aliás, o conhecimento é uma coisa que ninguém nos tira e que fica para sempre em nossas vidas”, declara.
A presidente da Associação dos Produtores Rurais do Riacho Azul, Neuraci Monteiro, de 54 anos, também estava radiante com a chegada do programa na comunidade. No Riacho Azul, também na margem esquerda, vivem 38 famílias. “Estou muito feliz. Estes livros ajudarão muito, principalmente as crianças que poderão desenvolver o hábito da leitura desde pequenininhas”, afirma a agricultora.
A analista Socioambiental da Santo Antônio Energia, Marta Silveira, explica que a concessionária, em parceria com a Emater, viabilizou a implantação do programa nos reassentamentos que demonstraram interesse em participar. “As pessoas têm direito às políticas públicas e temos boas políticas públicas no país, como é o caso do programa Arca das Letras. Com mais conhecimento, as pessoas ficam mais instruídas e críticas e seu universo fica bem mais amplo”, afirma.

O programa Arca das Letras já contempla 122 localidades de Rondônia. A meta do Ministério de Desenvolvimento Agrário é implantar 10 mil bibliotecas rurais em todo o Brasil até o ano de 2013.
Santo Antônio Energia
É a concessionária responsável pela construção e operação da usina hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. A usina, que iniciou a geração comercial de energia em 30 de março de 2012, gerará, a partir de 2016, energia suficiente para abastecer o consumo de, aproximadamente, 40 milhões de pessoas. O empreendimento tem investimento de R$ 16 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas sustentáveis. Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Furnas (39%), Odebrecht Energia (18,6%), Andrade Gutierrez (12,4%), Cemig (10%) e o Caixa FIP Amazônia Energia (20%). A usina hidrelétrica Santo Antônio é uma das primeiras grandes obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, a entrar em operação.