sábado, 6 de abril de 2013

A LIRA DO POETA EXPEDITO


O escritor Gilmar de Carvalho traz à lume mais uma importante contribuição para a história do cordel no Ceará, o livro 'A lira do poeta Expedito', onde trata da vida e obra de um dos maiores expoentes do gênero, Expedito Sebastião da Silva, que teve a vida inteira dedicada à lendária Tipografia São Francisco, de José Bernardo da Silva, rebatizada Lira Nordestina por sugestão de Patativa do Assaré.  Um dos aspectos mais interessantes da obra é o resgate de nove folhetos inéditos do autor, cujos direitos autorais foram negociados com o poeta Abraão Batista, grande amigo de Expedito. Interessados em adquirir a obra poderão entrar em contato conosco através do e-mailacordacordel@ig.com.br. O livro de 176 páginas custa R$ 20,00 + despesas postais.

Expedito Sebastião da Silva 
Juazeiro do Norte / CE 
Colaboração de Arievaldo Viana


Expedito Sebastião da Silva nasceu em Juazeiro do Norte-CE, em 20 de janeiro de 1928 (dia de São Sebastião) e viveu toda a sua vida na terra do Padre Cícero, até falecer no dia 8 de agosto de 1997. Além de bom poeta, foi tipógrafo e revisor da gráfica de José Bernardo da Silva, tendo assumido, com a morte deste, a gerência da Tipografia São Francisco, rebatizada nos anos 70 como Literatura de Cordel José Bernardo da Silva e posteriormente como Lira Nordestina, denominação que permanece até hoje.
De origem camponesa, conseguiu freqüentar a escola, chegando a concluir a quarta série ginasial. Durante os anos escolares começou a rascunhar seus primeiros poemas, o que acabou chamando a atenção de José Bernardo da Silva, o grande editor de Juazeiro. Seu primeiro folheto, intitulado "A moça que depois de morta dançou em São Paulo", data de 1948. Por essa época, o chefe da oficina tipográfica era o poeta e xilógrafo Damásio Paulo da Silva, que incentiva o jovem Expedito a continuar produzindo. Cuidadoso com a rima e, principalmente, com a métrica, Expedito costumava a revisar a obra de outros poetas que imprimiam seus folhetos na "Lira". Chegou a receber elogios de Patativa do Assaré, que o comparou ao lendário João Martins de Athayde. Seu romance "Suplício de um condenado" , selecionado para esta Antologia, denota essa influência herdada do mestre de Ingá do Bacamarte.
Nos últimos anos de sua existência, Expedito mostrava-se triste com a visível decadência da literatura de cordel e da Lira Nordestina, empresa à qual dedicou toda a sua vida. A Lira continua decadente, mas o cordel ganhou um novo alento com o surgimento de novas editoras como a Coqueiro, de Recife, e a Tupynanquim, de Fortaleza.

Dentre as obras de Expedito Sebastião da Silva, destacamos as seguintes: 


- A BRUXA DA MEIA NOITE OU O REINO DA MALDIÇÃO
- A MARCHA DOS CABELUDOS E OS USOS DE HOJE EM DIA.
- A OPINIÃO DOS ROMEIROS SOBRE A CANONIZAÇÃO DO PE. CÍCERO
- ADRIANO E JOANINHA
- AS AVENTURAS DE LULU NA CAPITAL DE SÃO PAULO
- AS DIABRURAS DE PEDRO MALAZARTES
- CACILDA E LEÔNCIO
- CALVÁRIO DE UMA MÃE (OU O AMOR DE ALBERTINA)
- EM DEFESA DO PE. CÍCERO - O APÓSTOLO DO NORDESTE
- ESTÓRIA DE PAULINO E MADALENA
- HISTÓRIA DE SÃO PEDRO E O HOMEM ORGULHOSO
- O LOBO DO AMAZONAS OU LINDOMAR E JACIRA
- O NEGRÃO DO PAJEÚ
- O PRÊMIO DA INOCÊNCIA
- O SESQUICENTENÁRIO DO PADRE CÍCERO ROMÃO
- OS MÁRTIRES DA SANTA FÉ OU DELMIRO E DOROTÉA
- OS MILAGRES DO PADRE CÍCERO
- RETIRADA?
- SUPLÍCIO DE UM CONDENADO
- TRECHOS DA VIDA COMPLETA DE LAMPIÃO

Fonte: http://acordacordel.blogspot.com.br