sábado, 6 de abril de 2013

Projeto de crowdfunding pretende abrir bibliotecas de baixo custo na África


No espaço, haverá wi-fi aberto ao público, com curadoria de conteúdo e programas educacionais

por Redação Galileu

Editora Globo
A primeira locação escolhida foi Gana, devido à estabilidade do país / Créditos: Divulgação Librii
Um projeto sem fins lucrativos da Rice University, dos Estados Unidos, tenta aumentar o acesso à informação na África, por meio do desenvolvimento das bibliotecas a baixo custo, que tenham condições de gerar receita suficiente para se sustentar. O projeto é conhecido como Librii e está com um chamado aberto para financiamento coletivo na internet.
Librii apresentará uma estrutura que compreende três espaços integrados: um edifício âncora, construído com materiais do próprio local ou então um prédio já existente. Este local seria responsável para o abrigo de materiais físicos, como livros e teria salas de leitura e estudo. Um outro setor seria o “eHub”, estrutura pré-fabricada, construída a partir de um container, para integrar os componentes técnicos, incluindo sinal de internet wireless, aproveitando a expansão da fibra óptica pela África. Entre esses dois espaços, haveria uma área de wi-fi aberta ao público, com curadoria de conteúdo e programas educacionais.
A ideia é fruto de um projeto de mestrado em arquitetura de David Dewane na Rice University. Em março deste ano, foi iniciada uma campanha de financiamento coletivo no site KickStarter que ficará ativa até o dia 4 de abril. O objetivo é reunir 50 mil dólares - até o momento foi alcançado um valor de quase 48 mil.
Caso sejam reunidos os 50 mil dólares, o projeto poderá utilizar os fundos para construir o protótipo do eHub. Com 100 mil, terá verba para instalá-lo em Gana, escolhida para a primeira locação, devido à estabilidade do país.
Via Co.Exist