sexta-feira, 14 de junho de 2013

Em tramitação - Dia da literatura de cordel no calendário da cidade

Em virtude de sua contribuição para a alfabetização e por ser um meio de informar e incentivar a leitura, o vereador Paulo Messina (PV) apresentou à Câmara o Projeto de Lei nº 246/2013, que altera a Lei nº 5.146/2010, para incluir no Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas da Cidade do Rio de Janeiro o "Dia da Literatura de Cordel". "A homenagem é realizada a pedido do Instituto Brasil de Pesquisa e Divulgação - IBRASIL, e conta com o apoio da Academia Brasileira de Literatura de Cordel - ABLC", afirma o parlamentar.

O texto especifica o dia 19 de novembro como a data a ser celebrada por ser o dia em que nasceu o poeta nordestino Leandro Gomes de Barros, considerado o patriarca da Literatura de Cordel. "Em sua vasta produção, a maior dentre os grandes cordelistas, estimada em torno de mil poemas publicados em mais de seiscentos folhetos e em centenas de edições, destacou-se, sobretudo, pela qualidade de sua poesia, informando o povo nordestino, com sua sátira mordaz e instigante", lembra Messina.

A Literatura de Cordel é herdeira direta da tradição grega eivada de influências dos trovadores medievais da Península Ibérica, florescendo tanto na América espanhola quanto na América portuguesa. Houve um tipo de literatura popular em verso no México, Chile, Nicarágua e Argentina muito similar ao "folheto professor", como também é conhecida a Literatura de Cordel.